Sumários
10 Março 2025, 12:30
•
Pedro Lapa
A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem. A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.
Eduardo Viana e o simultaneismo. O retorno do cezannismo e a circunscrição a uma espacialidade pré-cubista. O valor da cor e dos seus contrastes.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, "Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
José-Augusto França, "Viana" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
26 Fevereiro 2025, 12:30
•
Pedro Lapa
Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo: o papel da colagem, a assimilação do futurismo e a deslocação do simultaneísmo. O cubofuturismo da fase final.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, "Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
24 Fevereiro 2025, 12:30
•
Pedro Lapa
Os desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo de Souza-Cardoso até 1913. A sua presença nos Salon des Indépendants de 1911 e 1912, no Salon d'Automne de 1912.
O ano de 1913 e os profundos desenvolvimentos da pintura de Amadeo de Souza-Cardoso. O valor da cor na dinâmica da construção da pintura. O simultaneísmo e a abstração.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
19 Fevereiro 2025, 12:30
•
Pedro Lapa
Introdução à obra de Amadeo de Souza Cardoso. A chegada a Paris em 1906. A situação da arte moderna internacional à data. As primeiras pinturas e a influência da arte nova e de Amedeo Modigliani. Primeiras experiências cubistas.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa,"Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in
Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2011.
17 Fevereiro 2025, 12:30
•
Pedro Lapa
As relações com o futurismo de Almada Negreiros e Santa Rita. A Conferência Futurista do S. Luiz, 1917 e o Portugal Futurista.
Bibliografia:
José-Augusto França, "O Futurismo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.