Sumários
A abstração geométrica
7 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra.
A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais. As exposições dos Independentes do Porto (1943-1950).
Análise da obra de Fernando Lanhas.Bibliografia:
Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX, Pedro Lapa, Emília Tavares (eds). Lisboa: Leya, 2011
O surrealismo
6 Abril 2021, 15:30 • Pedro Lapa
Breve apresentação do surrealismo internacional. A sua receção em Portugal. António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe em 1940.
A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. A formação do Grupo Surrealista de Lisboa e a clivagem com Os Surrealistas em 1949.
Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos . As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico. A escultura de Jorge Vieira. Mário Cesariny e o acaso. Cruzeiro Seixas e o objeto.
Bibliografia:
José-Augusto França, “António Pedro e António Dacosta”, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
O surrealismo
6 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
Breve apresentação do surrealismo internacional. A sua receção em Portugal. António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe em 1940.
A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. A formação do Grupo Surrealista de Lisboa e a clivagem com Os Surrealistas em 1949.
Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos . As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico. A escultura de Jorge Vieira. Mário Cesariny e o acaso. Cruzeiro Seixas e o objeto.
Bibliografia:
José-Augusto França, “António Pedro e António Dacosta”, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011