Sumários

Almada Negreiros, um trajeto transversal às várias gerações modernistas

16 Março 2021, 15:30 Pedro Lapa

O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1970. 

Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho. A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. Os frescos das gares marítimas.

A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar.

 

Bibliografia:

José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009

—   Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983. 


Almada Negreiros, um trajeto transversal às várias gerações modernistas

16 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1970. 

Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho. A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. Os frescos das gares marítimas.

A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar.

 

Bibliografia:

José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009

—   Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983. 


A exposição do Mundo Português e a estatuária do Estado Novo

10 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

A exposição do Mundo Português de 1940. Os estatuários e a escultura neste período: Francisco Franco, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida, Barata Feyo e Hein Semke.

 

Bibliografia:

José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português"," A segunda geração: os estatuários" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
Margarida Acciaiuoli,  1934-1940  Exposições do Estado Novo. Livros Horizonte, 1998
Lúcia Almeida Matos, "Parte II" in Escultura em Portugal no século XX (1910-1969). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para Ciência e Tecnologia, 2007


A 2ª geração modernista. António Ferro e o SPN

9 Março 2021, 15:30 Pedro Lapa

A 2ª geração modernista: análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.

A situação cultural da década de 1930.  António Ferro e o SPN/SNI. A exposição do Mundo Português de 1940. 


Bibliografia:

José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português", "A segunda geração: os pintores" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009

Raquel Henriques da Silva, “Anos 30. O desejo da expressão, crítica e ultrapassagem do modernismo” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, ed. Fernando Pernes, 89-129. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.

Margarida Acciaiuoli, 1934-1940 Exposições do Estado Novo. Livros Horizonte, 1998.


A 2ª geração modernista. António Ferro e o SPN

9 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

A 2ª geração modernista: análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.

A situação cultural da década de 1930.  António Ferro e o SPN/SNI. A exposição do Mundo Português de 1940. 


Bibliografia:

José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português", "A segunda geração: os pintores" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009

Raquel Henriques da Silva, “Anos 30. O desejo da expressão, crítica e ultrapassagem do modernismo” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, ed. Fernando Pernes, 89-129. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.

Margarida Acciaiuoli, 1934-1940 Exposições do Estado Novo. Livros Horizonte, 1998.