Sumários
A 2ª geração modernista
3 Março 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências.
O Salão dos Independentes de 1930. A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A segunda geração: os pintores", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
Raquel Henriques da Silva, “Anos 30. O desejo da expressão, crítica e ultrapassagem do modernismo” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, ed. Fernando Pernes, 89-129. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.
Pedro Lapa, “Eloy ou a Era da Ansiedade” in Mário Eloy. Exposição Retrospetiva. Ed. Raquel Henriques da Silva, 27-36. Lisboa: IPM, 1996.
A primeira geração modernista
2 Março 2021, 15:30 • Pedro Lapa
A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.
A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações.
Os escultores da 1ª geração modernista: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Os Anos 20","A Primeira Geração Modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
A primeira geração modernista
2 Março 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.
A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações.
Os escultores da 1ª geração modernista: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Os Anos 20","A Primeira Geração Modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
A primeira geração modernista. A pintura de Eduardo Viana.
24 Fevereiro 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O contexto internacional dos retornos à ordem. O cezannismo na pintura portuguesa dos anos de 1920. A pintura de Eduardo Viana.
José-Augusto França, "Viana", "Os anos 20" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
A obra de Amadeo de Souza-Cardoso entre 1916 e 1917
23 Fevereiro 2021, 15:30 • Pedro Lapa
Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular.
A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem.
A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127