Sumários

A 2ª geração modernista

3 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências. 

O Salão dos Independentes de 1930. A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo. 


Bibliografia:

José-Augusto França,  "A segunda geração: os pintores", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009

Raquel Henriques da Silva, “Anos 30. O desejo da expressão, crítica e ultrapassagem do modernismo” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, ed. Fernando Pernes, 89-129. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.

Pedro Lapa, “Eloy ou a Era da Ansiedade” in Mário Eloy. Exposição Retrospetiva. Ed. Raquel Henriques da Silva, 27-36. Lisboa: IPM, 1996.



A primeira geração modernista

2 Março 2021, 15:30 Pedro Lapa

A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.

A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações.

Os escultores da 1ª geração modernista: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo.

 

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Os Anos 20","A Primeira Geração Modernista" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.


A primeira geração modernista

2 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.

A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações.

Os escultores da 1ª geração modernista: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo.

 

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Os Anos 20","A Primeira Geração Modernista" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.


A primeira geração modernista. A pintura de Eduardo Viana.

24 Fevereiro 2021, 14:00 Pedro Lapa

A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O contexto internacional dos retornos à ordem. O cezannismo na pintura portuguesa dos anos de 1920. A pintura de Eduardo Viana.

Bibliografia:

José-Augusto França, "Viana", "Os anos 20" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.


A obra de Amadeo de Souza-Cardoso entre 1916 e 1917

23 Fevereiro 2021, 15:30 Pedro Lapa

Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. 

A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem. 
A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.

Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.

Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127