Sumários

O KWY. Análise das obras de René Bertholo, Lourdes Castro, José Escada, João Vieira. A pintura Color Field, hard edge e shapped canvas: Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro

29 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa


Análise das diversas propostas artísticas da década de 1960 na sua relação com os principais movimentos artísticos internacionais. A revista KWY, 1958-1963. Análise da obra de René Bertholo, Lourdes Castro, José Escada, João Vieira e Costa Pinheiro. O signo e a arte pop (Nouveau Réalisme e Figuration Narrative).

Ângelo de Sousa e a pintura color field e hard edge; Jorge Pinheiro e o shapped canvas.

Bibliografia: 
José Gil, "KWY: o desejo do real" in KWY, Paris 1958-1968. Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2001.
María Jesús Ávila, 1960-1980. Anos de normalização artística nas coleções do Museu do Chiado. Lisboa: IPM, 2003, pp. 11-61.
Catarina Rosendo, Um realismo cosmopolita: O grupo KWY. Porto: Serralves, 2015. 

Exercício escrito

24 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa


Exercício escrito sobre os principais tópicos lecionados na 2ª parte do semestre.

Paula Rego e Joaquim Rodrigo: a nova figuração

22 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa


A pintura de Joaquim Rodrigo e de Paula Rego entre 1960 e 1965. A emergência da nova figuração. A narrativa. A transformação da forma em signo em Joaquim Rodrigo e a transformação da expressão gestual em signo em Paula Rego. A reclamação de uma mnemónica coletiva em ambos os pintores. 


Bibliografia: 
Pedro Lapa, "Painting of a Political Decade" in Joaquim Rodrigo, a contínua reinvenção da pintura. Lisboa: Documenta, 2016. 
Victor Willing, "A imagiconografia de Paula Rego" in Perspetivas para Compreender Paula Rego. Porto: Serralves, 2004 Ruth Rosengarten, "Home Truths" in Paula Rego. Londres: Tate Gallery, 1997

A abstração na década de 1950. O contexto histórico-cultural de 1960's.

17 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa


A abstração lírica e gestual na década de 1950: Manuel d'Assumpção e Jorge de Oliveira.

O contexto histórico-cultural da década de 1960. 

Bibliografia:  
Rui Mário Gonçalves, “Anos 50, realismos e abstracionismos” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 177-207, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999. 
João Pinharanda, “Anos 50: uma década de fusão” in História da Arte Portuguesa, 593-601, ed. Paulo Pereira. Lisboa: Temas e Debates, 1995
Manuel Vilaverde Cabral, “Paris, Portugal: dos anos de 1950 aos anos de 1970” in KWY Lisboa: Centro Cultural de Belém, 1999. José Gil, “KWY o desejo do real” in KWY Lisboa: Centro Cultural de Belém, 1999. 
María Jesús Ávila, 1960-1980. Anos de normalização artística nas coleções do Museu do Chiado. Lisboa: IPM, 2003, pp. 11-61.

Conclusão da análise da pintura de Vieira da Silva. O conflito abstração -figuração na década de 1950.

15 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa


A abstração lírica de Vieira da Silva no pós-guerra. A pintura como criação de espaço.

O conflito figuração e abstração na década de 1950. A pintura de Nikias Skapinakis na década de 1950.

Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 63-75. Lisboa: Leya, 2011 
Diane Daval Béran, "Análise da obra" in Catálogo Raisonné. Genéve: Skira, 1993
Rui Mário Gonçalves, “Anos 50, realismos e abstracionismos” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 177-207, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999. 
João Pinharanda, “Anos 50: uma década de fusão” in História da Arte Portuguesa, 593-601, ed. Paulo Pereira. Lisboa: Temas e Debates, 1995