Sumários
28 Fevereiro 2024, 12:30
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Pedro Lapa
A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências. O Salão dos Independentes de 1930. A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo. A configuração da noção de empatia nas suas representações. Análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A segunda geração: os pintores", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
Pedro Lapa, “Eloy ou a Era da Ansiedade” in Mário Eloy. Exposição Retrospetiva. Ed. Raquel Henriques da Silva, 27-36. Lisboa: IPM, 1996
Raquel Henriques da Silva, “Anos 30. O desejo da expressão, crítica e ultrapassagem do modernismo” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 89-129, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.
26 Fevereiro 2024, 12:30
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Pedro Lapa
A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações.
Os escultores da 1ª geração modernista: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Lúcia Almeida Matos, "Parte I" in Escultura em Portugal no século XX (1910-1969). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2007: 19-154.
21 Fevereiro 2024, 12:30
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Pedro Lapa
A 1ª geração modernista, sua definição, os protagonistas na pintura (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: o conflito entre os modernos e a direção da SNBA, a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926, o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
19 Fevereiro 2024, 12:30
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Pedro Lapa
Balanço da obra de Amadeo de Souza-Cardoso: a revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.
A 1ª geração modernista: a obra de Eduardo Viana.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, "Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
José-Augusto França, "Viana" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
14 Fevereiro 2024, 12:30
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Pedro Lapa
O ano de 1913 e os profundos desenvolvimentos da pintura de Amadeo de Souza-Cardoso. O valor da cor na dinâmica da construção da pintura. A abstração. A sua participação no Armory Show de Nova York, 1913 e o Herbstsalon de Berlim em 1913. O seu posicionamento entre as diferentes vanguardas de Paris em 1913.
Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os Delaunay. O cubofuturismo e uma revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127