Sumários

Vieira da Silva

10 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa

Vieira da Silva: a emergência da abstração lírica e as suas características. Análise da sua produção na década de 1930. O questionamento da estabilidade dos valores pictóricos. O papel da visão como construção dos valores da pintura.


Bibliografia: 
 Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 63-75, . Lisboa: Leya, 2011 


A abstração geométrica (conclusão). A pintura de Vieira da Silva

8 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa

A perspetiva concretista de Joaquim Rodrigo: divisibilidade do espaço e ausência de composição. A emergência de um novo esquema cromático e a unidade matriz-forma-cor. 

Apresentação de Vieira da Silva de Lisboa. 

Bibliografia: 
Pedro Lapa, “Abstração em Portugal (1913-1960)” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 89-104. Lisboa: Leya, 2011 
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.


O abstracionismo geométrico

3 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa

A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra. A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais. As exposições dos Independentes do Porto (1943-1950). Análise das obras de Fernando Lanhas e de Nadir Afonso: a forma como tensão percetiva e a repetição das unidades forma-cor como ritmo e cinetismo. 


Bibliografia: 
Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX. Lisboa: Leya, 2011.
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.


O surrealismo

1 Abril 2024, 12:30 Pedro Lapa

A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. A reorganização do movimento surrealista. Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos. As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico. A escultura de Jorge Vieira. Mário Cesariny: o acaso e o informe; Cruzeiro Seixas: a pintura e o objeto.


Bibliografia: 
José-Augusto França, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Lisboa: Leya, 2011 
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001


Análise das obras do principais protagonistas do Neorrealismo. Os primeiros momentos do Surrealismo.

20 Março 2024, 12:30 Pedro Lapa

As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe, Júlio Pomar, Mário Dionísio, Vítor Palla, Lima de Freitas, Rui Pimentel, Querubim Lapa, Rogério Ribeiro. Breve apresentação do surrealismo internacional.

O primeiro momento do surrealismo em Portugal: António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe, em 1940. 

Bibliografia: 
José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999. 
David Santos, “O Neo-realismo português e o apelo humanista do pós-guerra” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 105-113. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011