Sumários

Estudo de Questa sera si recita a soggetto, de Pirandello

25 Novembro 2020, 14:00 Maria João Almeida

Questa sera si recita a soggetto. Os dois níveis de conteúdo representado e a relação entre ambos.

A metateatralidade ou o "teatro sobre a representação". Estrutura; temáticas; personagens.

A personagem do director-encenador e as potencialidades criativas da encenação. As reivindicações desta personagem enquanto autor do espectáculo improvisado a partir de um texto narrativo. Análise de passos da comédia.


Estudo de Questa sera si recita a soggetto, de Pirandello

23 Novembro 2020, 09:30 Maria João Almeida

Questa sera si recita a soggetto. Características da produção dramática de Pirandello, nomeadamente a trilogia do "teatro no teatro".

A demolição da noção naturalista-imitativa de teatro. O teatro como "lugar de todos os possíveis conflitos" (Pirandello).


Conclusão do estudo de L'Impromptu de Versailles

18 Novembro 2020, 15:30 Maria João Almeida

L’impromptu de Versailles. O ensaio das cenas de comédia: eficácia da arte da comédia de Molière. A defesa de Molière contra os seus detratores. Leitura comentada de passos comédia. Os tipos de encaixe e os graus de estruturação dos espectáculos encaixados. A  mise en abyme discursiva (da enunciação). Análise comentário de passos da comédia. A função demonstrativa dos encaixes (monólogo teatralizado e ensaio).


Conclusão do Estudo de L’impromptu de Versailles

18 Novembro 2020, 14:00 Maria João Almeida

L’impromptu de Versailles. O ensaio das cenas de comédia: eficácia da arte da comédia de Molière. A defesa de Molière contra os seus detratores. Leitura comentada de passos comédia. Os tipos de encaixe e os graus de estruturação dos espectáculos encaixados. A mise en abyme discursiva (da enunciação). Análise comentário de passos da comédia. A função demonstrativa dos encaixes (monólogo teatralizado e ensaio).


Estudo de L’impromptu de Versailles, de Molière

16 Novembro 2020, 09:30 Maria João Almeida

L’impromptu de Versailles

A personagem de Molière: director de companhia, autor, actor, "encenador".
O mónlogo teatralizado (primeiro encaixe): a imitação pela personagem de Molière dos comediantes do Hôtel de Bourgogne (la troupe du roi)  e a sua capacidade de metamorfose como actor.