Sumários

Estudo de Hamlet

21 Outubro 2020, 14:00 Maria João Almeida

O confronto entre as personagens de Hamlet e de Gertudes. (Acto III).

Análise e comentário de cenas dos Actos IV e V. A ética da vingança e a ética da justiça.

Tipos de encaixe da "peça interior" na "peça-quadro" em Hamlet. A relação espacial entre "peça-quadro" e "peça interior". As funções das acções encaixadas, segundo G. Forestier.


Estudo de Hamlet

19 Outubro 2020, 09:30 Maria João Almeida

O "teatro no teatro": "A morte de Gonzago". Hamlet, "dramaturgo" e "ensaiador".  Os comentários de Hamlet durante a representação de "Amorte de Gonzago". O teatro como instrumento ao serviço da verdade. Análise da cena 2 do Acto 3.


Estudo de Hamlet

14 Outubro 2020, 15:30 Maria João Almeida

As personagens de Hamlet, Claudius e Gertrudes; direcções da intriga. O "teatro dentro do teatro" ("o assassínio de Príamo").

Análise e comentário de II, 2: procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção.. 

 O "teatro dentro do teatro": o monólogo teatralizado da fala Eneias a Dido ("o assassínio de Príamo"). Procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção; o discurso teórico sobre a natureza e finalidade do teatro. Análise e comentário de cenas dos actos II e III da tragédia.


Estudo de Hamlet

14 Outubro 2020, 14:00 Maria João Almeida

personagens de Hamlet, Claudius e Gertrudes; direcções da intriga. O "teatro dentro do teatro" ("o assassínio de Príamo").

Análise e comentário de II, 2: procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção.. 

 O "teatro dentro do teatro": o monólogo teatralizado da fala Eneias a Dido ("o assassínio de Príamo"). Procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção; o discurso teórico sobre a natureza e finalidade do teatro. Análise e comentário de cenas dos actos II e III da tragédia.


Estudo de Hamlet

12 Outubro 2020, 09:30 Maria João Almeida

Hamlet. Percursos da intriga e lançamento da linha de acção centrada em Hamlet.  A loucura forjada de Hamlet como exemplo de "role-playing within the role". Análise comentário da cena 4 do Acto I e de passos das cenas 1 e 2 do Acto II.