Sumários
Estudo de Hamlet
21 Outubro 2020, 14:00 • Maria João Almeida
O confronto entre as personagens de Hamlet e de Gertudes. (Acto III).
Análise e comentário de cenas dos Actos IV e V. A ética da vingança e a ética da justiça.
Tipos de encaixe da "peça interior" na "peça-quadro" em Hamlet. A relação espacial entre "peça-quadro" e "peça interior". As funções das acções encaixadas, segundo G. Forestier.Estudo de Hamlet
19 Outubro 2020, 09:30 • Maria João Almeida
O "teatro no teatro": "A morte de Gonzago". Hamlet, "dramaturgo" e "ensaiador". Os comentários de Hamlet durante a representação de "Amorte de Gonzago". O teatro como instrumento ao serviço da verdade. Análise da cena 2 do Acto 3.
Estudo de Hamlet
14 Outubro 2020, 15:30 • Maria João Almeida
As personagens de Hamlet, Claudius e Gertrudes; direcções da intriga. O "teatro dentro do teatro" ("o assassínio de Príamo").
Análise e comentário de II, 2: procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção..
O "teatro dentro do teatro": o monólogo teatralizado da fala Eneias a Dido ("o assassínio de Príamo"). Procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção; o discurso teórico sobre a natureza e finalidade do teatro. Análise e comentário de cenas dos actos II e III da tragédia.
Estudo de Hamlet
14 Outubro 2020, 14:00 • Maria João Almeida
personagens de Hamlet, Claudius e Gertrudes; direcções da intriga. O "teatro dentro do teatro" ("o assassínio de Príamo").
Análise e comentário de II, 2: procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção..
O "teatro dentro do teatro": o monólogo teatralizado da fala Eneias a Dido ("o assassínio de Príamo"). Procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção; o discurso teórico sobre a natureza e finalidade do teatro. Análise e comentário de cenas dos actos II e III da tragédia.
Estudo de Hamlet
12 Outubro 2020, 09:30 • Maria João Almeida
Hamlet. Percursos da intriga e lançamento da linha de acção centrada em Hamlet. A loucura forjada de Hamlet como exemplo de "role-playing within the role". Análise comentário da cena 4 do Acto I e de passos das cenas 1 e 2 do Acto II.