Sumários
Estudo de L'Illusion comique
2 Novembro 2020, 09:30 • Maria João Almeida
L'llusion Comique. A relação entre as duas peças "encaixadas". Pridamante (espectador interior) e a ilusão teatral. A multiplicação dos níveis de representação e o duplo encaixe. A associação da "mise en abîme" à estrutura do teatro no teatro e suas repercussões na contrução de sentidos do texto. Análise de passos da comédia.
Estudo de L'Illusion comique
28 Outubro 2020, 15:30 • Maria João Almeida
L’illusion Comique. Breve panorâmica sobre o contexto histórico e cultural de Corneille.
L'Illusion comique: título, estrutura; acção; temática, personagens; a heterogeneidade de géneros e a variedade de registos. Leitura de passos da Dedicatória da edição de 1639 e do "Examen" da edição de 1660.
Os dois espectáculos interiores e a evocação mágica de Alcandro. Os níveis de realidade representada: relação entre a acção dramática "encaixante" e as acções dramáticas "encaixadas". Análise de passos da comédiaEstudo de L'illusion comique
28 Outubro 2020, 14:00 • Maria João Almeida
L’illusion Comique. Breve panorâmica sobre o contexto histórico e cultural de Corneille.
L'Illusion comique: título, estrutura; acção; temática; personagens; a heterogeneidade de géneros e a variedade de registos. Leitura de passos da Dedicatória da edição de 1639 e do "Examen" da edição de 1660.
Os dois espectáculos interiores e a evocação mágica de Alcandro. Os níveis de realidade representada: relação entre a acção dramática "encaixante" e as acções dramáticas "encaixadas". Análise de passos da comédia.Conclusão do Estudo de Hamlet. Introdução ao estudo de L’illusion Comique, de Corneille.
26 Outubro 2020, 09:30 • Maria João Almeida
Hamlet. Considerações finais sobre Hamlet, uma personagem "moderna". A tragédia de Shakespeare no contexto histórico, cultural e teatral do seu tempo.
Introdução ao estudo de
L’illusion Comique, de Corneille.
Estudo de Hamlet
21 Outubro 2020, 15:30 • Maria João Almeida
O confronto entre as personagens de Hamlet e de Gertudes. (Acto III).
Análise e comentário de cenas dos Actos IV e V. A ética da vingança e a ética da justiça.
Tipos de encaixe da "peça interior" na "peça-quadro" em Hamlet. A relação espacial entre "peça-quadro" e "peça interior". As funções das acções encaixadas, segundo G. Forestier.