O novo mecenato surgido na cidade de São Paulo na década de 1950

3 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O novo impulso da industrialização no eixo São Paulo Rio e o desenvolvimento de um novo mecenato.

A criação dos museus de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro e do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A função de pólos irradiadores da cultura plástica desses museus.

Os propósitos da criação da Bienal de Arte de São Paulo: ampliar os contatos com as produções artísticas internacionais e a conquista para a cidade de São Paulo da posição de centro artístico mundial.

A marca registada da Bienal: a grandiosidade. A presença da obra dos abstracionistas suíços, de Picasso ("Guernica"), de Brancusi, Giorgio Morandi, dos muralistas mexicanos e de Jackson Pollock nas primeiras edições da Bienal.

O concretismo. Análise da composição «Beba Coca Cola», de Décio Pignatari.

Bibliografia:

AA.VV. (1994): Abstracionismo: marcos históricos (São Paulo: Instituto Itaú Cultural).

Aguilar, Nelson (2000), “Brasil, Século XX”, in AA. VV., Século 20: Arte do Brasil, (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian): pp. 13-21.