Ferreira Gullar e a divergência entre o Concretismo e o Neoconcretismo

16 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A poesia, a visualidade e a tridimensionalidade.

A natureza-morta na obra de Ferreira Gullar.

Análise de um poema de Ferreira Gullar de 1957: a condensação da natureza-morta gullariana no poema visual. A associação de ideias sintético-ideográfica.

A teoria e a experimentação na obra tridimensional de Ferreira Gullar.


Consulta das provas escritas. Esclarecimento de dúvidas relativas à avaliação do primeiro teste.

 

Bibliografia:

BARBOSA, João Alexandre (1986): As ilusões da modernidade (São Paulo, Perspetiva).

BUENO, Alexei (2007): Uma história da poesia brasileira (Rio de Janeiro: G. Ermakoff).

PLAZA, Julio (2003) Tradução intersemiótica (São Paulo: Perspectiva).

RAMOS, Suzanny de Araujo (2017): A razão da vertigem: figurações da subjetividade na poesia de Ferreira Gullar. Tese de Doutoramento apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em:

www.posvernaculas.letras.ufrj.br