O entrecruzamento da poesia e da música nas práticas culturais brasileiras contemporâneas

23 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A influência do Concretismo na obra de Paulo Leminski e Arnaldo Antunes. O percurso literário de Paulo Leminski e as heterogéneas influências poéticas presentes no seu discurso lírico: o rigor da construção formal de linhagem concretista, a concisão da poesia japonesa, a influência melódica da canção popular e a centralidade dos recursos visuais da publicidade. A importância do coloquialismo, da gíria na sua dicção poética. Análise do poema e canção “Verdura”.

A tradução intersemiótica.

A diversidade e riqueza da poesia pós-moderna brasileira. A confusão e fusão da dimensão escrita, visual, musical e performativa presente em certas práticas poéticas contemporâneas. O retorno (pós-moderno) da poesia às suas origens: a festa, a cerimónia, o ritual e o ato coletivo (Octavio Paz e Paul Zumthor). A mudanças provocadas pela tecnologia na produção e na receção poética (Octavio Paz).

Breve análise do poema e canção "Disneylândia", de Arnado Antunes.

Bibliografia:

PAZ, Octavio (1991): Convergencias. Ensayos en arte y literatura (Barcelona: Seix Barral). Disponível em:

http://zeratul.octacom.com.br/convergencias-ensayos-en-arte-y-literatura.pdf

PLAZA, Julio (2003) Tradução intersemiótica (São Paulo: Perspectiva).

ZUMTHOR, Paul (1983): Introduction à la poésie orale (Paris: Ed. Du Seuil).