O entrecruzamento da poesia e da música nas práticas culturais brasileiras contemporâneas
23 Novembro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A influência do Concretismo na obra de Paulo Leminski e Arnaldo Antunes. O percurso literário de Paulo Leminski e as heterogéneas influências poéticas presentes no seu discurso lírico: o rigor da construção formal de linhagem concretista, a concisão da poesia japonesa, a influência melódica da canção popular e a centralidade dos recursos visuais da publicidade. A importância do coloquialismo, da gíria na sua dicção poética. Análise do poema e canção “Verdura”.
A tradução intersemiótica.
A diversidade e riqueza da poesia pós-moderna brasileira. A confusão e fusão da dimensão escrita, visual, musical e performativa presente em certas práticas poéticas contemporâneas. O retorno (pós-moderno) da poesia às suas origens: a festa, a cerimónia, o ritual e o ato coletivo (Octavio Paz e Paul Zumthor). A mudanças provocadas pela tecnologia na produção e na receção poética (Octavio Paz).
Breve análise do poema e canção "Disneylândia", de Arnado Antunes.
Bibliografia:
PAZ, Octavio (1991): Convergencias. Ensayos en arte y literatura (Barcelona: Seix Barral). Disponível em:
http://zeratul.octacom.com.br/convergencias-ensayos-en-arte-y-literatura.pdf
PLAZA, Julio (2003) Tradução intersemiótica (São Paulo: Perspectiva).
ZUMTHOR, Paul (1983): Introduction à la poésie orale (Paris: Ed. Du Seuil).