O fim das fronteiras entre arte e mundo: a instalação de Hélio Oiticica Tropicália, precursora dos caminhos da arte atual
7 Dezembro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O construtivismo favelado de Tropicália: a perspetiva etnológica e política da arte.
O ambiente tropical da instalação e a sensação
‘de que se estaria de novo pisando na terra’. Os símbolos do tropical e da cultura de massas:
a objetivação de
uma imagem brasileira através da ‘devoração’ dos seus símbolos culturais.
A negação do mito da pureza do ponto de vista cultural: a importância da mestiçagem na formação e renovação da cultura brasileira.
A participação do público na “Tropicália”: da imagem à experiência e da contemplação à perceção.
Bibliografia:
AA.VV. (2002): Esthétique des favelas: les favelas de Rio à travers l'oeuvre de Hélio Oiticica/Paola Berenstein (Paris/Budapeste/Torino: L'Harmattan).
AA.VV. (2008): Hélio Oiticia: a pintura depois do quadro. Organizado por Luciano Figueiredo (Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte).