Sumários

Exercício 2

8 Março 2023, 08:00 Tjerk Hagemeijer


Discussão do exercício 2, com dados dos crioulos da Alta Guiné e do Golfo da Guiné (v. soluções na página de apoio).



Crioulização - questões gerais

3 Março 2023, 08:00 Tjerk Hagemeijer


- Aprofundamento do conceito 'contínuo crioulo' (basileto, mesoleto, acroleto).

- O papel dos pioneiros dos estudos crioulos (nesta aula: Schuchardt e Dalgado).
- A estigmatização histórica das línguas crioulas e o debate sobre o excepcionalismo e o uniformitarianismo.
- Início da análise do exercício 2

Leitura de apoio ao exercício: Ferraz (1987)
TPC: exercício 2

Crioulização - questões gerais

1 Março 2023, 08:00 Tjerk Hagemeijer


- Discussão dos conceitos basileto, mesoleto, acroleto e descrioulização, com exemplos.

- Discussão (e rejeição) da hipótese de crioulização prévia do português brasileiro
- Evolução dos estudos crioulos: as primeiras referências a línguas designadas de 'crioulos'; os primeiros estudos (gramáticas e dicionários de crioulos específicos); a importância da 2ª metade do séc. XIX/início de XX para esta área, com destaque para os trabalhos e ideias de Van Name, Coelho, Schuchardt e Dalgado.

Leituras: cf. aula anterior
TPC: exercício 2

Crioulização - questões gerais

24 Fevereiro 2023, 08:00 Tjerk Hagemeijer


- Discussão dos crioulos portugueses do ponto de vista geográfico e genético (cf. Ferraz 1987, Clements 2000, Cardoso 2020).

- Os conceitos superstrato, substrato e adstrato, com exemplificação (incl. transfer de substrato)
- Crioulos exógenos (de plantação), endógenos (de fortaleza) e "maroon": diferenças entre a África (Atlântico) e a Ásia.
- A especiação de protolínguas

Leituras: Cardoso (2020), Muysken (2016)
TPC: exercício 3

Crioulos - questões gerais

22 Fevereiro 2023, 08:00 Tjerk Hagemeijer


- Crioulização cultural e linguística

- Crioulos no mundo e vitalidade linguística
- Panorâmica dos crioulos portugueses - espaços, grupos, números de falantes e vitalidade
- Crioulos e o debate sobre a afiliação (genealogia); crioulos à luz do Método Comparativo. 

Leituras: Pereira (2006: 47-90); Cardoso (2020), Muysken (2016)