Sumários

Introdução ao contacto de línguas

1 Fevereiro 2023, 08:00 Tjerk Hagemeijer


- Resultados do contacto de línguas: manutenção, shift e formação de novas línguas

- Empréstimos lexicais e estruturais: caracterização.
- Alternância de códigos: caracterização social e linguística.
- Línguas mistas (mixed languages): caracterização social e linguística (palavras funcionais e lexicais)

Leituras: Pereira (2006), Winford (2003)

Introdução ao contacto de línguas

27 Janeiro 2023, 08:00 Tjerk Hagemeijer


Discussão sobre diferentes aspetos relacionados com o contacto de línguas e a crioulização em particular, nomeadamente: as condições que proporcionam contacto de línguas, e em especial a crioulização; a relação genética entre línguas crioulas, por um lado, e as suas línguas lexificadoras, por outro; a classificação dos crioulos portugueses em pelo menos três unidade genéticas (Alta Guiné, Golfo da Guiné e Ásia); o método utilizados para classificar línguas. 


Leitura inicial: Pereira (2006)

Apresentação do programa

25 Janeiro 2023, 08:00 Tjerk Hagemeijer


Apresentação do programa e do cronograma das aulas, disponibilizados na página da disciplina.


Página da disciplinaCrioulos de Base Lexical Portuguesa (google.com)

Objetivos
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com o estudo das línguas crioulas de base lexical portuguesa, dotando-os de conceitos e ferramentas que lhes permita compreender e refletir sobre a crioulização linguística, nas suas vertentes diacrónica e sincrónica. Serão focados, por um lado, temas relacionados com o processo histórico de formação das línguas crioulas e com a sua tipologia sincrónica e, por outro, um conjunto de tópicos linguísticos sobre os diferentes módulos da gramática. No fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de (i) compreender a constituição socio-histórica e linguística dos crioulos de base lexical portuguesa no Atlântico e na Ásia, (ii) identificar traços linguísticos e tipológicos com base em amostras de fragmentos de diferentes crioulos portugueses, e (iii) refletir sobre os desafios que estas línguas enfrentam em sociedades multilingues contemporâneas.

Avaliação

·         Dois testes teórico-práticos presenciais (50%+50%): 17 de março e 3 de maio.

·         Serão tomadas em consideração a assiduidade e a participação nas atividades propostas ao longo do semestre

Horário de atendimento

·         Sextas, 11.30-12.30h (ou noutro horário a combinar), sujeito a marcação prévia.