Sumários
Odisseia, um poema de nostos
18 Outubro 2016, 10:00 • Abel Pena
Conclusão do estudo da Ilíada. A Odisseia e o ciclo troiano. Os nostoi. Odisseia, poema fundador da nostalgia. Nostos e nostalgia. Função poética, retórica e narrativa: thelgein, hedonê, thaumasta. A Odisseia, o conto e o romance moderno. Das Mil e uma noites a Hoffmann e a Poe. Um poema de contrastes. A arte de navegar. A criação de um do léxico marítimo. O reino de Posídon. Nictofobias, nictomorfismos e perigos do mar hostil. Estrutura da Odisseia. Posição geográfica do herói na estrutura do poema. Os deuses em concílio.
O escudo de Aquiles (Il. XVIII)
17 Outubro 2016, 18:00 • André Filipe Veloso Nunes Simões
Il. XVIII 478-617: O escudo de Aquiles, microcosmos de um mundo imperfeito
A religião grega: ritos e deuses.
14 Outubro 2016, 14:00 • Luís Cerqueira
A religião grega: ritos e deuses. Apresentação simplificada e visualização de realizações plásticas.
Ilíada, 16-23. Da Patrocleia ao escudo de Aquiles
13 Outubro 2016, 16:00 • Abel Pena
A morte de Sarpédon. Combates em
torno do cadáver. Simbolismo de Hypnos e Thanatos e o seu carácter sombrio na
Ilíada. Considerações sobre Hermes psicopompo. O cortejo fúnebre. Estudo
anatómico do guerreiro e suas feridas vitais. Ilustração da morte de Sarpédon:
o cráter de Euxíteo e Eufrónio, séc. V. Invocação às Musas. Canto XVIII: do
ceptro ao escudo de Aquiles. O ceptro de Agamémnon: entre natura (physis) e
cultura, entre autoridade divina e contestação. O escudo de Aquiles como
espelho da sociedade homérica. Uma enciclopédia do mundo antigo. Hefesto e a
metalurgia do bronze. A éfrase épica: ut
pictura poesis (Semónides). Cidade em paz e cidade em guerra. Tipologia do
armamento de Aquiles: paradigma do guerreiro homérico.
Apresentação sumária dos cantos 1-6 da Odisseia pelos alunos
Ilíada, 16-23. Da Patrocleia ao escudo de Aquiles
13 Outubro 2016, 10:00 • Abel Pena
A morte de Sarpédon. Combates em
torno do cadáver. Simbolismo de Hypnos e Thanatos e o seu carácter sombrio na
Ilíada. Considerações sobre Hermes psicopompo. O cortejo fúnebre. Estudo
anatómico do guerreiro e suas feridas vitais. Ilustração da morte de Sarpédon:
o cráter de Euxíteo e Eufrónio, séc. V. Invocação às Musas. Canto XVIII: do
ceptro ao escudo de Aquiles. O ceptro de Agamémnon: entre natura (physis) e
cultura, entre autoridade divina e contestação. O escudo de Aquiles como
espelho da sociedade homérica. Uma enciclopédia do mundo antigo. Hefesto e a
metalurgia do bronze. A éfrase épica: ut
pictura poesis (Semónides). Cidade em paz e cidade em guerra. Tipologia do
armamento de Aquiles: paradigma do guerreiro homérico.
Apresentação sumária dos cantos 1-2 da Odisseia pelos alunos