Sumários

Ésquilo, Oresteia. Tópicos e problemas

22 Novembro 2016, 10:00 Abel Pena

Estrutura de uma tragédia ática. Componentes formais do drama: palavra, dança, música: Actores, coreutas, flautista. Modalidades de dicção. As fontes da tragédia. O ciclo troiano e tebano. Ésquilo. A Oresteia, uma trilogia do destino, da vingança e do direito. Análise da peça. Elementos culturais relevantes. A maldição dos Atridas; o banquete antropofágico. Endogamia, incesto, miasma. A morte de Agamémnon: diagnóstico de um crime. O tópico da culpa, o dilema da escolha. Livre arbítrio, destino e coação. A noção de miasma. A figura de Clitemnestra ou o poder no feminino no oikos palacial. Instrumento da Némesis ou vingança premeditada? Análise do tópico culpa e expiação.


Exercício de avaliação

21 Novembro 2016, 18:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

Exercício de avaliação


O poeta e o príncipe: a literatura da época de Augusto.

18 Novembro 2016, 14:00 Luís Cerqueira

O poeta e o príncipe: a literatura da época de Augusto. A posição de Vergílio e de Horácio, exemplificada pela figura de Cleópatra no escudo de Eneias, Aen. VIII e a versão da Ode I, 37.


Arquitectura, cenografias e teorias sobre a tragédia ática

17 Novembro 2016, 16:00 Abel Pena

 Do carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e a arquitectura do teatro. Do teatro de rua à pólis. Estrutura do espaço performativo. As partes do teatro. Observação sobre a funcionalidade dramática da skenê e sentido de «obscaena/o». Os actores (hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época helenística. O que é uma tragédia ática?. Posição de Aristóteles, U. Wilamowitz, Gant e Vernant. Controversas sobre as origens do género. Fontes da tragédia segundo Aristóteles. Relação entre tragédia e mito de Dioniso. Léxico mínimo da tragédia. 

Apresentações das Euménides de Ésquilo (conclusão)


Arquitectura, cenografias e teorias sobre a tragédia ática

17 Novembro 2016, 10:00 Abel Pena

 Do carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e a arquitectura do teatro. Do teatro de rua à pólis. Estrutura do espaço performativo. As partes do teatro. Observação sobre a funcionalidade dramática da skenê e sentido de «obscaena/o». Os actores (hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época helenística. O que é uma tragédia ática?. Posição de Aristóteles, U. Wilamowitz, Gant e Vernant. Controversas sobre as origens do género. Fontes da tragédia segundo Aristóteles. Relação entre tragédia e mito de Dioniso. Léxico mínimo da tragédia. Introdução à problemática da tragédia de Ésquilo.