Sumários
Ésquilo, Oresteia. Tópicos e problemas
22 Novembro 2016, 10:00 • Abel Pena
Estrutura de uma tragédia ática. Componentes formais do drama: palavra, dança, música: Actores, coreutas, flautista. Modalidades de dicção. As fontes da tragédia. O ciclo troiano e tebano. Ésquilo. A Oresteia, uma trilogia do destino, da vingança e do direito. Análise da peça. Elementos culturais relevantes. A maldição dos Atridas; o banquete antropofágico. Endogamia, incesto, miasma. A morte de Agamémnon: diagnóstico de um crime. O tópico da culpa, o dilema da escolha. Livre arbítrio, destino e coação. A noção de miasma. A figura de Clitemnestra ou o poder no feminino no oikos palacial. Instrumento da Némesis ou vingança premeditada? Análise do tópico culpa e expiação.
Exercício de avaliação
21 Novembro 2016, 18:00 • André Filipe Veloso Nunes Simões
Exercício de avaliação
O poeta e o príncipe: a literatura da época de Augusto.
18 Novembro 2016, 14:00 • Luís Cerqueira
O poeta e o príncipe: a literatura da época de Augusto. A posição de Vergílio e de Horácio, exemplificada pela figura de Cleópatra no escudo de Eneias, Aen. VIII e a versão da Ode I, 37.
Arquitectura, cenografias e teorias sobre a tragédia ática
17 Novembro 2016, 16:00 • Abel Pena
Do
carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e
a arquitectura do teatro. Do teatro de rua à pólis. Estrutura do espaço
performativo. As partes do teatro. Observação sobre a
funcionalidade dramática da skenê e sentido de «obscaena/o». Os actores
(hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o
público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época
helenística. O que é uma tragédia ática?. Posição de Aristóteles, U. Wilamowitz,
Gant e Vernant. Controversas sobre as origens do género. Fontes da tragédia
segundo Aristóteles. Relação entre tragédia e mito de Dioniso. Léxico mínimo da
tragédia.
Apresentações das Euménides de Ésquilo (conclusão)
Arquitectura, cenografias e teorias sobre a tragédia ática
17 Novembro 2016, 10:00 • Abel Pena
Do
carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e
a arquitectura do teatro. Do teatro de rua à pólis. Estrutura do espaço
performativo. As partes do teatro. Observação sobre a
funcionalidade dramática da skenê e sentido de «obscaena/o». Os actores
(hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o
público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época
helenística. O que é uma tragédia ática?. Posição de Aristóteles, U. Wilamowitz,
Gant e Vernant. Controversas sobre as origens do género. Fontes da tragédia
segundo Aristóteles. Relação entre tragédia e mito de Dioniso. Léxico mínimo da
tragédia. Introdução à problemática da tragédia de Ésquilo.