Sumários
O Canto XVI da Ilíada, ponto de viragem no poema
12 Outubro 2016, 18:00 • André Filipe Veloso Nunes Simões
1. O Canto XVI da Ilíada, ponto de viragem no poema
A teorização sobre a epopeia e a tragédia. Impacto na cultura europeia.
12 Outubro 2016, 14:00 • Luís Cerqueira
Ideias fundamentais da Poética de Aristóteles. A Arte Poética de Horácio. A invenção da Ópera na sequência da tentativa de restaurar o melodrama antigo.
Estudo dos cantos 7-15 da Ilíada
11 Outubro 2016, 16:00 • Abel Pena
Canto VII. Ájax e Heitor. As
Sortes da guerra. Sêma e graphê. Breve noção etimológica de Moira
(meromai). Do concreto ao abstracto e vice-versa. Das sortes como herança à
ideia de destino. A balança de Zeus. Canto IX: a embaixada a Aquiles.
Epopeia e retórica. Canto X: a Doloneia. Simbologia dos disfarces. A aristeia
de Agamémnon: breve écfrase do escudo. Pátroclo e os médicos de guerra. Os feitos
de Sarpédon, filho de Zeus e de Europa. Canto XIV: o dolo de Hera. Manifestações do belo. A kosmetikê
technê no feminino. Hera e a política de alianças.
Apresentação sumária dos cantos 21-14 pelos alunos
Estudo dos cantos 7-15 da Ilíada
11 Outubro 2016, 10:00 • Abel Pena
Canto VII. Ájax e Heitor. As Sortes da guerra. Sêma e graphê. Breve noção etimológica de Moira (meromai). Do concreto ao abstracto e vice-versa. Das sortes como herança à ideia de destino. A balança de Zeus. Canto IX: a embaixada a Aquiles. Epopeia e retórica. Canto X: a Doloneia. Simbologia dos disfarces. A aristeia de Agamémnon: breve écfrase do escudo. Pátroclo e os médicos de guerra. Os feitos de Sarpédon, filho de Zeus e de Europa. Canto XIV: o dolo de Hera. Manifestações do beleo. A kosmetikê technê no feminino. Hera e a política de alianças.
A concepção do divino nos poemas homéricos
10 Outubro 2016, 18:00 • André Filipe Veloso Nunes Simões
1. O canto IV da Ilíada
2. A concepção do divino nos poemas homéricos