Sumários

O Canto XVI da Ilíada, ponto de viragem no poema

12 Outubro 2016, 18:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

1. O Canto XVI da Ilíada, ponto de viragem no poema


A teorização sobre a epopeia e a tragédia. Impacto na cultura europeia.

12 Outubro 2016, 14:00 Luís Cerqueira

Ideias fundamentais da Poética de Aristóteles. A Arte Poética de Horácio. A invenção da Ópera na sequência da tentativa de restaurar o melodrama antigo.


Estudo dos cantos 7-15 da Ilíada

11 Outubro 2016, 16:00 Abel Pena

Canto VII. Ájax e Heitor. As Sortes da guerra. Sêma e graphê. Breve noção etimológica de Moira (meromai). Do concreto ao abstracto e vice-versa. Das sortes como herança à ideia de destino. A balança de Zeus. Canto IX: a embaixada a Aquiles. Epopeia e retórica. Canto X: a Doloneia. Simbologia dos disfarces. A aristeia de Agamémnon: breve écfrase do escudo. Pátroclo e os médicos de guerra. Os feitos de Sarpédon, filho de Zeus e de Europa. Canto XIV: o dolo de Hera. Manifestações do belo. A kosmetikê technê no feminino. Hera e a política de alianças.

Apresentação sumária dos cantos 21-14 pelos alunos


Estudo dos cantos 7-15 da Ilíada

11 Outubro 2016, 10:00 Abel Pena

Canto VII. Ájax e Heitor. As Sortes da guerra. Sêma e graphê. Breve noção etimológica de Moira (meromai). Do concreto ao abstracto e vice-versa. Das sortes como herança à ideia de destino. A balança de Zeus. Canto IX: a embaixada a Aquiles. Epopeia e retórica. Canto X: a Doloneia. Simbologia dos disfarces. A aristeia de Agamémnon: breve écfrase do escudo. Pátroclo e os médicos de guerra. Os feitos de Sarpédon, filho de Zeus e de Europa. Canto XIV: o dolo de Hera. Manifestações do beleo. A kosmetikê technê no feminino. Hera e a política de alianças.


A concepção do divino nos poemas homéricos

10 Outubro 2016, 18:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

1. O canto IV da Ilíada
2. A concepção do divino nos poemas homéricos