Sumários
O teatro-dança de Pina Bausch (cont.)
24 Abril 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Continuação da análise sobre a prática coreográfica de Pina Bausch: gesto
da queda; movimentos repetitivos; playground coreográfico;
relação da dimensão narrativa/simbólica com a corporal/sensorial; estratégias
de presentificação; processo criativo (consideração do/a bailarino/a enquanto
criador(a)). Visualização de excertos do Café Muller (1978)
e do documentário de Fernando Lopes
(2008) Lissabon Wuppertal Lisboa. Introdução à Nouvelle Danse Francesa e Belga: enquadramento histórico; características principais (descomprometimento ideológico, transdisciplinaridade, investigação sobre o movimento, novos vocabulários).
O teatro-dança de Pina Bausch
20 Abril 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Conversa sobre o espectáculo Companhia, de João dos Santos Martins (Maria Matos, 2018) - assistido ao vivo pelos alunos. Introdução ao Tanztheater de Pina Bausch: enquadramento histórico; Wuppertall Opera Ballet; recorrências estilísticas (temas, formas coreográficas, corporalidade); colaborações artísticas (importância do cenário e figurinos). Visualização de excerto da Sagração da Primavera (1975) e Vollmond (2006), de Pina Bausch (1975).
Influências intercontinentais: o Butô
17 Abril 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Origens e princípios fundamentais da arte do Butô no Japão: contexto
histórico (reacção à influência cultural americana do pós-guerra); procura de
uma identidade ancestral (influência do teatro Nô); influências estéticas da
dança expressionista alemã (em particular de Mary Wigman); motivações temáticas
(busca pelo corpo "universal", entre o nascimento e a morte);
caracteristicas estéticas (materialidade dos corpos); fundadores e
protagonistas principais. Visionamento de vídeos: parte 1 de Dance of
Darkness: a documentary on Butoh; excerto de The masseur (Tatsumi
Hijikata, 1963); excerto de Battersea (Jankai Suku). Conversa em torno da leitura de preparação para a aula: "Interview with
Akira Kasai" (Nikutaemo, 1996).
Protagonistas da dança pós-moderna: Lucinda Childs e Simone Forti
13 Abril 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Visualização e análise do filme de Babette Mangolte sobre o Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973). O estilo coreográfico da coreógrafa e as suas colaborações com artistas de outros géneros artísticos. Introdução ao trabalho de Simone
Forti: ligação à performance; influência da sua prática no Judson Dance
Theatre; o enfoque no processo criativo por oposição a uma dança de resultados.
Visualização
de vídeos: Dance Constructions (1961) e Huddle (1961,
Performance on the High Line).
Protagonistas da dança pós-moderna: Steve Paxton
10 Abril 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício prático inspirado na performance 512 hours, de Marina Abramovic: consciência e mapeamento das partes internas do corpo; reconhecimento e interacção com Outro através do tacto; novos agenciamentos do corpo provocados pelo bloqueio da visão. Introdução teórica ao trabalho de Steve Paxton: a ideia de small dance e a técnica do Contact Improvisation. Realização do exercício "cabeça a cabeça" (introdutório à prática de Steve Paxton). Visualização e análise dos vídeos: Contact Improvisation (Steve Paxton, 1972) e Solo dance performance at CI25 (Steve Paxton, 1997).