Sumários

O teatro-dança de Pina Bausch (cont.)

24 Abril 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Continuação da análise sobre a prática coreográfica de Pina Bausch: gesto da queda; movimentos repetitivos; playground coreográfico; relação da dimensão narrativa/simbólica com a corporal/sensorial; estratégias de presentificação; processo criativo (consideração do/a bailarino/a enquanto criador(a)). Visualização de excertos do Café Muller (1978) e do documentário de Fernando Lopes (2008) Lissabon Wuppertal Lisboa. Introdução à Nouvelle Danse Francesa e Belga: enquadramento histórico; características principais (descomprometimento ideológico, transdisciplinaridade, investigação sobre o movimento, novos vocabulários). 


O teatro-dança de Pina Bausch

20 Abril 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa sobre o espectáculo Companhia, de João dos Santos Martins (Maria Matos, 2018) - assistido ao vivo pelos alunos. Introdução ao Tanztheater de Pina Bausch: enquadramento histórico; Wuppertall Opera Ballet; recorrências estilísticas (temas, formas coreográficas, corporalidade); colaborações artísticas (importância do cenário e figurinos). Visualização de excerto da Sagração da Primavera (1975) e Vollmond (2006), de Pina Bausch (1975).


Influências intercontinentais: o Butô

17 Abril 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Origens e princípios fundamentais da arte do Butô no Japão: contexto histórico (reacção à influência cultural americana do pós-guerra); procura de uma identidade ancestral (influência do teatro Nô); influências estéticas da dança expressionista alemã (em particular de Mary Wigman); motivações temáticas (busca pelo corpo "universal", entre o nascimento e a morte); caracteristicas estéticas (materialidade dos corpos); fundadores e protagonistas principais. Visionamento de vídeos: parte 1 de Dance of Darkness: a documentary on Butoh; excerto de The masseur (Tatsumi Hijikata, 1963); excerto de Battersea (Jankai Suku). Conversa em torno da leitura de preparação para a aula: "Interview with Akira Kasai" (Nikutaemo, 1996).


Protagonistas da dança pós-moderna: Lucinda Childs e Simone Forti

13 Abril 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e análise do filme de Babette Mangolte sobre o Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973). O estilo coreográfico da coreógrafa e as suas colaborações com artistas de outros géneros artísticos. Introdução ao trabalho de Simone Forti: ligação à performance; influência da sua prática no Judson Dance Theatre; o enfoque no processo criativo por oposição a uma dança de resultados. Visualização de vídeos: Dance Constructions (1961) e Huddle (1961, Performance on the High Line). 


Protagonistas da dança pós-moderna: Steve Paxton

10 Abril 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício prático inspirado na performance 512 hours, de Marina Abramovic: consciência e mapeamento das partes internas do corpo; reconhecimento e interacção com Outro através do tacto; novos agenciamentos do corpo provocados pelo bloqueio da visão. Introdução teórica ao trabalho de Steve Paxton: a ideia de small dance e a técnica do Contact Improvisation. Realização do exercício "cabeça a cabeça" (introdutório à prática de Steve Paxton). Visualização e análise dos vídeos: Contact Improvisation (Steve Paxton, 1972) e Solo dance performance at CI25 (Steve Paxton, 1997).