Sumários
Focos de transição estética: a autonomia do corpo dançante
9 Março 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Visualização de Beach Birds (1991), de Merce Cunningham e análise posterior: comparação com a estética dos seus predecessores históricos (especialmente Martha Graham). Introdução ao paradigma Cunninghamiano sobre a dança: autonomia do corpo dançante em relação à(s) técnica(s), enfoque na experiência estética (subjectividade), ruptura com a ligação sincrónica do movimento com a dança, nova percepção do espaço, interdisciplinaridade (ligação à Performance Art), des-hierarquização do papel dos bailarinos, recurso a procedimentos de indeterminação e acaso (parceria com John Cage), características de estilo coreográfico. Conversa sobre o impacto disruptivo de Merce Cunnigham na dança e sua importância para a discussão (contínua) em torno das possibilidades de reconfiguração do género artístico.
Dança Moderna nos E.U.A.
6 Março 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A consolidação da Dança Moderna nos Estados Unidos da América: as sementes lançadas por Ruth St. Denis e Loie Fuller e o processo de escolarização de Martha Graham. A dança na perspectiva de Martha Graham: historial, influências e principais características da sua prática. Visualização dos vídeos A Tribute to Martha Graham; excerto de Lamentation (Martha Graham, 1930); Ruth St. Denis in China/Asia (sem data) e Danse Serpentine, de Loie Fuller (filmada pelos irmãos Lumière, 1896).
Dança Moderna: a teoria de notação de Rudolf Laban e a Dança Expressionista Alemã
2 Março 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de excerto de Hexentanz (1926) e documentário German Lineage in Modern Dance.
Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido”
27 Fevereiro 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A prática pioneira de Isadora
Duncan: transição do enfoque na técnica/virtuosismo para a
expressão/expressividade. Visionamento de vídeos: Who was Isadora
Duncan?. Contexto cultural e pensamento crítico do
início do século XX. Precursores teóricos da dança moderna: François Delsarte e
Émile Jaques Dalcroze.
As primeiras alternativas ao ballet clássico: Ballets Russes
23 Fevereiro 2018, 12:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
O papel predominante do ballet na história da dança e o surgimento dos primeiros focos de libertação da sua forma clássica: enquadramento histórico e principais transformações estéticas levadas a cabo pelos Ballets Russes. Análise de L’Après midi d’un Faune (1912) e Sagração da Primavera (1913), de Nijinsky.