Sumários

Focos de transição estética: a autonomia do corpo dançante

9 Março 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização de Beach Birds (1991), de Merce Cunningham e análise posterior: comparação com a estética dos seus predecessores históricos (especialmente Martha Graham). Introdução ao paradigma Cunninghamiano sobre a dança: autonomia do corpo dançante em relação à(s) técnica(s), enfoque na experiência estética (subjectividade), ruptura com a ligação sincrónica do movimento com a dança, nova percepção do espaço, interdisciplinaridade (ligação à Performance Art), des-hierarquização do papel dos bailarinos, recurso a procedimentos de indeterminação e acaso (parceria com John Cage), características de estilo coreográfico. Conversa sobre o impacto disruptivo de Merce Cunnigham na dança e sua importância para a discussão (contínua) em torno das possibilidades de reconfiguração do género artístico.


Dança Moderna nos E.U.A.

6 Março 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A consolidação da Dança Moderna nos Estados Unidos da América: as sementes lançadas por Ruth St. Denis e Loie Fuller e o processo de escolarização de Martha Graham. A dança na perspectiva de Martha Graham: historial, influências e principais características da sua prática. Visualização dos vídeos A Tribute to Martha Graham; excerto de Lamentation (Martha Graham, 1930); Ruth St. Denis in China/Asia (sem data) e Danse Serpentine, de Loie Fuller (filmada pelos irmãos Lumière, 1896).


Dança Moderna: a teoria de notação de Rudolf Laban e a Dança Expressionista Alemã

2 Março 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de excerto de Hexentanz (1926) e documentário German Lineage in Modern Dance.


Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido”

27 Fevereiro 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A prática pioneira de Isadora Duncan: transição do enfoque na técnica/virtuosismo para a expressão/expressividade. Visionamento de vídeos: Who was Isadora Duncan?. Contexto cultural e pensamento crítico do início do século XX. Precursores teóricos da dança moderna: François Delsarte e Émile Jaques Dalcroze.


As primeiras alternativas ao ballet clássico: Ballets Russes

23 Fevereiro 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O papel predominante do ballet na história da dança e o surgimento dos primeiros focos de libertação da sua forma clássica: enquadramento histórico e principais transformações estéticas levadas a cabo pelos Ballets Russes. Análise de L’Après midi d’un Faune (1912) e Sagração da Primavera (1913), de Nijinsky.