Sumários

1º Teste escrito

6 Abril 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

1º Teste escrito.


Protagonistas da dança pós-moderna: Yvonne Rainer (cont.) e Trisha Brown

23 Março 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Continuação da análise ao Trio A, de Yvonne Rainer, com base nos argumentos de José Gil (Movimento Total) e suas implicações potenciais na história da dança contemporânea. Visualização de um excerto do documentário Rainer Variations de Charles Atlas (2002). Introdução ao trabalho de Trisha Brown e visualização dos vídeos: Man Walking Down the Side of a Building (1970), Leaning Duets (1970) e Accumulation with Talking Plus Watermotor (1979) - vídeo de Jonathan Demme (1986). Exercício prático baseado no Leaning Duets, de Trisha Brown.


A dança pós-moderna: desconstrução a partir do corpo quotidiano

20 Março 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Ampliação do alcance da dança para além da esfera artística no trabalho de Anna Halprin: dimensão terapêutica; Planetary dance; acção política. Origens do Judson Dance Theatre Group - precursor da dança pós-moderna: crítica ao formalismo da dança moderna; abertura a novas linguagens e métodos de composição artística (anything goes); questionamento ontológico da dança; desinstitucionalização do campo da dança; maior relação de cumplicidade com o público; aproximação às manifestações corporais quotidianas; enfoque no corpo performativo (corpo-em-relação) em detrimento do desenho coreográfico; fusão com os princípios da Performance Art (indistinção entre a esfera artística e a não-artística); democratização dos corpos e do espaço (segundo Sally Banes); busca pelo concreto (o "real"); dimensão política (diálogo com a pólis). O manifesto do Não de Yvonne Rainer. Visualização e análise de Trio A (The mind is a muscle, part I), de Yvonne Rainer (1966).


Exercício prático de experimentação coreográfica a partir de gestos quotidianos

16 Março 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Realização de exercícios em torno da consciência do corpo em movimento e desenvolvimento de novas possibilidades de corporalização a partir de gestos quotidianos (task oriented movements).


Focos de transição estética: Merce Cunningham (cont.) e Anna Halprin

13 Março 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

As grandes rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham segundo Sally Banes (Terpsichore in sneakerspost-modern dance, 1987). Introdução ao trabalho de Anna Halprin a partir dos anos 50 (Dancer's Workshops). Motivações artísticas e características estéticas: ruptura com a relação causa-efeito no trabalho sobre a corporalidade (kinesthetic sense); novo sentido de realismo (task oriented movements); introdução da improvisação como procedimento de investigação coreográfica. Visualização de excerto de documentário sobre o Parades and Changes, de Anna Halprin (1965).