Sumários

Dominique Wolton: A Outra Globalização

16 Maio 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Análise de algumas partes do livro de Wolton - as consequências políticas e culturais da globalização da informação e da comunicação; a comunicação enquanto actor principal da política do século XXI; a mobilidade e a questão da iodentidade.


Anthony Giddens: O Mundo na Era da Globalização

11 Maio 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Estudo da conferência de Giddens sobre a "Democracia" - a importância do progresso das comunicações para a expansão da democracia no mundo; o paradoxo da democracia; a necessidade premente de equilibrar governo, economia e sociedade civil.


Anthony Giddens: O Mundo na Era da Globalização

9 Maio 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Introdução ao pensamento de Anthony Giddens sobre o modo como a globalização está a estruturar as nossas formas de viver hoje, afectando a nossa vida quotidiana da mesma forma como determina eventos que ocorrem à escala mundial.

Apresentação oral de um trabalho de análise da conferência de Giddens sobre "A Família" na qual reflecte sobre as alterações do conceito de família ocorridas ao longo do século XX.


Lipovetsky e Serroy: A Cultura-Mundo

4 Maio 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do estudo do conceito de Cultura-Mundo para Gilles Lipovetsky e Jean Serroy - a diversificação das experiências consumistas; o processo de uniformização globalitária e fragmentação cultural e as razões que o explicam.


Lipovetsky e Serroy: A Cultura-Mundo

2 Maio 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Análise da introdução ao livro A Cultura-Mundo. Resposta a uma Sociedade Desorientada de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy - Que cultura caracteriza o mundo globalizado de hoje,  época de expansão da comunicação, da informatização e da mediatização? A hipermodernização do mundo e a importância do individualismo e do consumismo; a questão do espaço-tempo global e as suas consequências.