Sumários

Dia de Carnaval: a FLUL está fechada.

28 Fevereiro 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

A Faculdade esteve fechada neste dia de Carnaval.


Interacção entre culturas ao longo da História

23 Fevereiro 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Momentos importantes da História da Humanidade que obrigaram ao contacto entre diferentes culturas: a importância da Rota da Seda para o comércio e para a expansão religiosa; a expansão do Islão; as Cruzadas e as consequências da intolerância perante as diferenças; os colonizadores portugueses e o seu etnocentrismo; o comércio de escravos; a importância dos missionários enquanto 1.ª tentativa de comunicação intercultural; a migração europeia para a América do Norte.


Análise de Filme

21 Fevereiro 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Análise do filme Crash de Paul Haggis visionado na aula anterior - as principais personagens e as diversas histórias que constituem o enredo do filme; a cidade de Los Angeles como lugar privilegiado de "colisão" de preconceitos raciais, étnicos e de classe.

Questões colocadas: 
- Qual a posição do filme perante a problemática do preconceito e da intolerância?
- Será que o filme trata todos os grupos étnicos por igual?


Visionamento de filme

16 Fevereiro 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Visionamento do filme "Colisão" (Crash), realizado por Paul Haggis em 2005 - boa perspectiva das dificuldades de comunicação na sociedade americana multicultural de hoje


Apresentação do Programa e Metodologia

14 Fevereiro 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

- Apresentação do programa e da bibliografia; metodologia a seguir no decurso do semestre.

- Critérios de avaliação: um exercício escrito presencial no final do semestre (50%); um trabalho de apresentação oral ou um trabalho escrito sobre um tópico previamente acordado com a docente (30%); assiduidade e participação activa nas aulas (20%). 
- NOTA: os alunos que optarem por trabalho escrito (devido ao elevado número de alunos inscritos na disciplina o número de trabalhos escritos tem que ser necessariamente limitado) têm obrigatoriamente que elaborar um plano de trabalho e discuti-lo com a docente antes de iniciarem a elaboração do mesmo; os trabalhos escritos têm que ser entregues até à última aula do semestre, ou seja, até ao dia 1 de Junho. Os trabalhos escritos que não cumpram estas condições não serão avaliados.
- O curso obriga à leitura de textos de origem diversa que estão à disposição dos alunos numa colectânea organizada para o efeito e que poderá ser adquirida na reprografia azul.
- O teste final será no dia 9 de Junho de 2017.
- Atendimento: à 5.ª feira das 12h às 13h no Departamento de Estudos Germanísticos (os alunos deverão inscrever-se através de correio electrónico).