Sumários

Publicidade e Comunicação

16 Março 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

O discurso da publicidade e a importância da cultura para a leitura da mensagem que as imagens passam.

Exercício prático: apresentação de três fotografias seleccionadas da autoria de Oliviero Toscani, utilizadas nas campanhas publicitárias da Benetton e que suscitaram reacções diversas em vários países.


Comunicação verbal e não-verbal

14 Março 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Partindo da pergunta"será que a língua que utilizamos condiciona o modo como pensamos e percepcionamos a realidade?", reflectiu-se sobre a problemática da relatividade linguística (hipótese Sapir-Whorf), ilustrando-a com exemplos vários.

A comunicação não-verbal: os vários tipos de comunicação que acontecem sem recurso à palavra; as várias razões que explicam a sua importância.


Definindo 'comunicação'

9 Março 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Os vários componentes no processo de comunicação e a importância do "contexto". A relação entre cultura e linguagem: a atribuição de significados (os seus vários níveis; a atribuição de causa (causas externas e causas internas). 


Definindo 'Cultura'

7 Março 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

O conceito de 'cultura'e as suas múltiplas definições; conceitos básicos para o estudo da cultura: diferença entre "cultura" e "civilização"; co-cultura e artefacto cultural; valores culturais, atitudes, crenças e normas; cultura colectivista e cultura individualista; concepção universalista (Edward Tylor) e particularista (Franz Boas) de cultura; o conceito de identidade cultural e as dificuldades de definição; os conceitos de aculturação e assimilação.


A Comunicação Intercultural enquanto área de estudo: origens

2 Março 2017, 14:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

As origens do estudo sistemático das questões referentes à comunicação entre culturas; a importância da sociologia, sobretudo de Georg Simmel e do seu conceito de "estranho"; a importância da Universidade de Chicago e de Edward E. Park com os seus quatro conceitos: "Distância Social", "homem marginal", "heterofilia/homofilia" e "cosmopolitismo".