Sumários
Publicidade e Comunicação
16 Março 2017, 14:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
O discurso da publicidade e a importância da cultura para a leitura da mensagem que as imagens passam.
Comunicação verbal e não-verbal
14 Março 2017, 14:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Partindo da pergunta"será que a língua que utilizamos condiciona o modo como pensamos e percepcionamos a realidade?", reflectiu-se sobre a problemática da relatividade linguística (hipótese Sapir-Whorf), ilustrando-a com exemplos vários.
Definindo 'comunicação'
9 Março 2017, 14:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Os vários componentes no processo de comunicação e a importância do "contexto". A relação entre cultura e linguagem: a atribuição de significados (os seus vários níveis; a atribuição de causa (causas externas e causas internas).
Definindo 'Cultura'
7 Março 2017, 14:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
O conceito de 'cultura'e as suas múltiplas definições; conceitos básicos para o estudo da cultura: diferença entre "cultura" e "civilização"; co-cultura e artefacto cultural; valores culturais, atitudes, crenças e normas; cultura colectivista e cultura individualista; concepção universalista (Edward Tylor) e particularista (Franz Boas) de cultura; o conceito de identidade cultural e as dificuldades de definição; os conceitos de aculturação e assimilação.
A Comunicação Intercultural enquanto área de estudo: origens
2 Março 2017, 14:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
As origens do estudo sistemático das questões referentes à comunicação entre culturas; a importância da sociologia, sobretudo de Georg Simmel e do seu conceito de "estranho"; a importância da Universidade de Chicago e de Edward E. Park com os seus quatro conceitos: "Distância Social", "homem marginal", "heterofilia/homofilia" e "cosmopolitismo".