Marshall McLuhan: “O meio é a mensagem” (1967).

20 Outubro 2021, 08:00 Zuzanna Zarebska

Marshall McLuhan: “O meio é a mensagem” (1967). Marshall McLuhan: “O meio é a mensagem” (1967). Os meios de transmissão de mensagens são extensão do nosso corpo, sendo que optamos por um particular meio para atingir um determinado objectivo. Os meios trazem com eles estéticas diferentes, a rádio destacará e usará a sonoridade, a internet, a imagem.•Segundo McLuhan, os meios de transmissão de mensagens aprimoram as possibilidades do corpo humano. Por outro lado, nos tempos em que são bem conhecidos os efeitos nocivos das redes sociais ou da televisão, sabemos que os meios de transmissão de mensagem eletrónicos causam danos na mente e corpo humano.  

•O mundo é uma “aldeia global”
•The  Mechanical  Bride  (1951): como a publicidade molda a consciência colectiva
•The  Gutenberg Galaxy (1962): a historia da comunicação desde os tempos antigos, mudados ao longo do tempo pela imprensa e a necessidade de comunicação 
•McLuhan warned that the  Global  Village  would notbe a peaceful place. Also he understood anddescribed the effects of the coming Internet andVirtual Reality as early as 1964. He forecast whathe called "discarnate experience" flowing fromrelationships developed solely on electronic bases.

•Para McLuhan as redes de comunicação “elétrica”, a web eram um mosaico e um repositório de possibilidades infinitas que irritavam os mais ortodoxos.•A enfase mudou de importância do detalhe e dosintelectuais públicos ou especialistas para a capacidade de descodificação de mensagens.•Hot media: os media de muita informação como os jornais, os livros, onde o discurso é detalhado e complexo•Cool media: os media onde há pouca informação mas muito input visual, sonoro etc – tv, as redes sociais