COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL                                                                                                                                                                                                                                                                                      

PROGRAMA 2022-2023

(1.º Semestre - TP2)

Este programa tem como principal objectivo o estudo das teorias, tópicos fundamentais e conceitos básicos da comunicação intercultural que permitem o entendimento crítico das dificuldades que se colocam ao relacionamento entre culturas diferentes no mundo cada vez mais globalizado de hoje.

O programa, que obriga à leitura de textos de origem diversa (disponibilizados no início do semestre) e ao visionamento e discussão de alguns filmes, está organizado nos quatro módulos que se seguem:

1. O estudo da comunicação intercultural – origens e evolução; definição contextualizada de conceitos fundamentais.

2. Os processos da comunicação intercultural - língua e percepção; a construção da identidade cultural; comunicação verbal e não verbal; modelos de multiculturalismo.

3. Globalização e comunicação intercultural – a esfera da informação e a dimensão comunicacional; cultura local e cultura-mundo; publicidade global e valores locais.

4. Multiculturalismo e democracia na Europa.

 

Avaliação

. 2 exercícios escritos presenciais (40% cada); dependendo do número de alunos um dos testes poderá ser substituído por uma apresentação oral;

. Assiduidade, pontualidade e participação pertinente (20%).

 

Bibliografia

Hall, Stuart. Critical Dialogues in Cultural Studies. David Morley and Kuan-Hsing Chen (eds). London: Routledge, 2004.

Jandt, Fred E. An Introduction to Intercultural Communication. Identities in a Global Community. California: Sage Publications, Inc., 2010.

Kastoryano, Riva (ed.). Que identidade para a Europa? O multiculturalismo e a Europa, o problema da identidade europeia. Lisboa: Ulisses, 2004.

Lipovetsky, Gilles / Serroy, Jean. A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa: Edições 70, 2010.

Newsom, Doug. Bridging the Gaps in Global Communication., Malden: Blackwell Publishing, 2007.

 

 

NOTA: os estudantes têm à sua disposição uma colectânea de textos de apoio e uma bibliografia completa.