Sumários
Aula prática.
9 Abril 2019, 12:00 • Ana Isabel Mata da Silva
“Pastelaria”, de Mário Cesariny, conclusão da aula anterior: análise da variação inter-leitores, identificação das estratégias prosódicas usadas e avaliação da inteligibilidade/expressividade das leituras escutadas.
A recensão crítica de um texto científico. Análise de uma recensão sobre o texto de Costa (2008), Compreensão e Produção da Linguagem Verbal.
Efeito de modalidade oral e escrita no uso de mecanismos de correferência.
9 Abril 2019, 12:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Efeito de modalidade oral e escrita no uso de mecanismos de correferência.
Análise de narrativas orais e escritas e identificação de cadeias correferenciais.
· Costa, Armanda e Matos, Gabriela (2012). Processamento da correferência e sujeitos anafóricos – dados sobre o Português Europeu e Brasileiro. Revista LinguíStica, 8 (2).
Mateus, M. H., M., Brito, A. M., Duarte, I., Faria, I. H., Frota, S., Matos, G., Oliveira, F., Vigário, M., Villalva, A. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.Leitura oral, fluência e expressividade – aula prática.
4 Abril 2019, 12:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Fluência de leitura e variação prosódica - conclusão. Análise de funções da variação prosódica numa leitura fluente do conto "A mulher que prendeu a chuva", de Teolinda Gersão.
Leitura oral, fluência e expressividade: escuta e análise da leitura / declamação de um mesmo texto – “Pastelaria”, de Mário Cesariny – por diferentes leitores.Efeitos de modalidade na compreensão do enunciado lido e ouvido
4 Abril 2019, 12:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Efeitos de modalidade na compreensão do enunciado lido e ouvido
- Crystal, David (2005). Speaking of Writing and Writing of Speaking
· Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta (cap. 8: O oral e o escrito, 373-419).
Fluência de leitura e variação prosódica.
2 Abril 2019, 12:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Leitura oral: fluência e compreensão; elementos chave, objectivos e avaliação.
Impacto da pontuação na leitura – exercício prático.