Sumários

Aula prática.

9 Abril 2019, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

“Pastelaria”, de Mário Cesariny, conclusão da aula anterior: análise da variação inter-leitores, identificação das estratégias prosódicas usadas e avaliação da inteligibilidade/expressividade das leituras escutadas.

A recensão crítica de um texto científico. Análise de uma recensão sobre o texto de Costa (2008), Compreensão e Produção da Linguagem Verbal.


Efeito de modalidade oral e escrita no uso de mecanismos de correferência.

9 Abril 2019, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Efeito  de modalidade oral e escrita no uso de mecanismos de correferência.

Análise de narrativas orais e escritas e identificação de cadeias correferenciais.

·       Costa, Armanda e Matos, Gabriela (2012). Processamento da correferência e sujeitos anafóricos – dados sobre o Português Europeu e Brasileiro. Revista LinguíStica, 8 (2).

Mateus, M. H., M., Brito, A. M., Duarte, I., Faria, I. H., Frota, S., Matos, G., Oliveira, F., Vigário, M., Villalva, A. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.


Leitura oral, fluência e expressividade – aula prática.

4 Abril 2019, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

Fluência de leitura e variação prosódica - conclusão. Análise de funções da variação prosódica numa leitura fluente do conto "A mulher que prendeu a chuva", de Teolinda Gersão.

Leitura oral, fluência e expressividade: escuta e análise da leitura / declamação de um mesmo texto – “Pastelaria”, de Mário Cesariny – por diferentes leitores.


Efeitos de modalidade na compreensão do enunciado lido e ouvido

4 Abril 2019, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Efeitos de modalidade na compreensão do enunciado lido e ouvido

  • Crystal, David (2005). Speaking of Writing and Writing of Speaking

·       Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta  (cap. 8: O oral e o escrito, 373-419).


Fluência de leitura e variação prosódica.

2 Abril 2019, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

Leitura oral: fluência e compreensão; elementos chave, objectivos e avaliação.

Impacto da pontuação na leitura – exercício prático.