Sumários
O leitor jovem, hoje, em Portugal. Perfil da turma
12 Fevereiro 2019, 12:00 • Maria Armanda Martins da Costa
O leitor jovem, hoje, em Portugal. Perfil da turma
A partir de um corpus resultante dos textos individuais produzidos, identificação da informação nuclear através da busca de palavras-chave com a ferramenta Wordle.
Conceitos trabalhados: representações conceptuais e conceitos lexicalizados; lemas e palavras; classe aberta de palavras lexicais e classe fechada de palavras gramaticais ou funcionais ; frequência de palavras
Sistemas de escrita e ortografia.
12 Fevereiro 2019, 12:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Sistemas de escrita e ortografia: introdução.
Ortografias: complexidade silábica, transparência / opacidade e impacto na leitura.
Leitura e Sociedade. Alfabetização, literacia e desenvolvimento.
7 Fevereiro 2019, 12:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Leitura e Sociedade. Alfabetização, literacia e desenvolvimento.
Dados da UNESCO sobre alfabetização no mundo e da PORDATA sobre alfabetização e educação em Portugal.
O Relatório da OCDE: Fostering Reading and writing 2017. Proposta de trabalhos.
http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002127/212715e.pdfO oral e o escrito: conclusão das aulas anteriores.
7 Fevereiro 2019, 12:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Conhecimento dos sons e das letras do português. Representação dos sons do PE padrão com o IPA. Transcrição fonética larga e estreita: exercício de leitura com o IPA.
Leitura e Sociedade. Alfabetização e literacia no mundo.
5 Fevereiro 2019, 12:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Leitura e Sociedade. Alfabetização e literacia no mundo.
Estudos internacionais sobre literacia com participação portuguesa.
Estudos PISA da OCDE sobre literacia – objectivos e metodologia (Programme for International Student Assessment). Os resultados para Portugal.
Referências:
· Candeias, António (2005). Modernidade, educação, criação de riqueza
e legitimação política nos séculos XIX e XX em Portugal
· Olson, David (1999). Literacy. MITECS
· SUMÁRIO EXECUTIVO PISA 2015 – PORTUGAL,
· http://iave.pt/np4/file/310/Sum_rio_Executivo_PISA2015.pdf