Sumários

Leitura: etapas e vias de acesso lexical.

21 Fevereiro 2019, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

Leitura: etapas / componentes do processo de compreensão; movimento dos olhos; vias de acesso lexical - análise e ilustração.

Principais tipos de tarefas / estratégias de leitura: introdução.


Ler, descodificar e compreender.

19 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Ler, descodificar e compreender.

O modelo de William Levelt para a produção da fala.

O modelo de Charles Perfetti para a compreensão da escrita.

Processos cognitivos e conhecimentos linguísticos envolvidos na compreensão.

·       Perfetti, Charles (2001). Reading Skills. In Smelser & Baltes (Eds.). International encyclopedia of the social & behavioral sciences. 


Leitura: conhecimentos linguísticos envolvidos ao nível da compreensão da palavra.

19 Fevereiro 2019, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

Conhecimentos linguísticos envolvidos na leitura: análise de exemplos para identificação dos tipos de informação (fonológica e ortográfica, morfológica, lexical e sintáctica) associados a uma palavra no léxico mental. Compreensão da palavra: sistematização de aspectos centrais do conhecimento fonológico envolvido.


Leitura e sociedade. Hábitos de leitura, cultura de leitura e classe leitora em Portugal.

14 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Leitura e sociedade. Hábitos de leitura, cultura de leitura e classe leitora em Portugal.

Divulgação do estudo: “A Leitura em Portugal. Observatório das Actividades Culturais”, coordenação de Lima dos Santos.

Metodologia do estudo: objectivos, população e instrumento de recolha de dados. Alguns resultados do estudo sobre o perfil dos leitores acima dos 15 anos e comparação com o perfil de leitor da turma.

Treino de estratégias de leitura para a compreensão: identificação da rede conceptual central do texto; selecção de palavras chave e produção de síntese com a sua  inclusão.

Artigo de referência:

·       José Soares Neves (2015). Cultura de leitura e classe leitora em Portugal. Sociologia, problemas e práticas, n.º 78, pp. 67-86.


Sistemas de escrita e ortografia: continuação.

14 Fevereiro 2019, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

Sistemas de escrita do mundo: continuação da introdução iniciada em aula anterior. Sistemas pictográficos, logográficos, silábicos e alfabéticos – análise e ilustração.

Ortografia do português.