Sumários

Ler para aprender

12 Fevereiro 2025, 11:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Módulo introdutória sobre leitura académica.

Definição de conceitos como: leitura e literacia, conhecimento e aprender.
Tipos de leitura.


Apresentação.

10 Fevereiro 2025, 15:30 Ana Isabel Mata da Silva

Apresentação do programa da UC: objectivos, conteúdos, bibliografia e elementos de avaliação. 

Avaliação: 
– Um teste escrito de avaliação de conhecimentos - 65%; 
– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula - 35%. 
Esclarecimento dos alunos sobre o modo de funcionamento da UC. 
Calendarização da única prova escrita de avaliação de conhecimentos: 28/Abril. Indicação do calendário disponível para a marcação das apresentações orais: 12/Março; 19/Março; 09/Abril; 23/Abril; 12/Maio; 14/Maio; 19/Maio
Indicação do horário de atendimento: segunda-feira, ou antes da aula ou às 18h30, dependendo de marcação prévia por parte dos alunos.


Apresentação

10 Fevereiro 2025, 11:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Análise do programa da UC: objetivos, conteúdos, avaliação e funcionamento. 

Apresentação da página de Moodle da UC.


 

Programa[1]

 

Objetivos

·         Conhecer tipos de leitura e estratégias cognitivas e metacognitivas.

·         Identificar as características específicas do processamento da leitura relativamente às demais modalidades de processamento linguístico (ouvir, falar, escrever).

·         Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.

·         Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.

·         Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.

 

 

Conteúdos

·         Ler e ler para aprender: estratégias cognitivas e metacognitivas para a leitura. Tipos de leitura.  Tipos de textos e suportes de leitura. 

·         Língua oral e escrita: condições de processamento e propriedades linguísticas.

·         Modalidades de uso da língua: falar, ouvir, escrever, ler – especificidades de processamento.

·         Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.

·         Sistemas de escrita e compreensão; leitura e ortografia. Processamento lexical. Processamento sintático.

·         Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita: tempos de reação; registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa; análise de fala na leitura em voz alta.

·         Diferentes níveis de análise do texto: níveis micro e macroestruturais.

·         Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.

·         Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.

 

 

 

 

 

Bibliografia[2]

Alves, Rui A.; Leite, Isabel (Eds.) (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências. Fundação Belmiro de Azevedo – Ch. 2 e 5.

Costa, M. Armanda (2006). Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. FCG.  ILTEC.

Coulmas, Florian (1989). The Writing Systems of the World. Basil Blackwell – Ch. 1, 2, 3, 9, 11.

Dehaene, Stanislas. (2009). Reading in the Brain: The New Science of How We Read. Penguin.

Hayles, N. Katherine (2012). How We Think. The University of Chicago Press – Ch. 3 “How we read”.

Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos. Tese de mestrado. FLUL.

 Maguire, Moira; Reynolds, Ann Everitt; Delahunt, Brid (2020). Reading to Be: The role of academic reading in emergent academic and professional student identities. Journal of University Teaching & Learning Practice (17(2), 2020. Available at:https://ro.uow.edu.au/jutlp/vol17/iss2/5

Morais, José (1997). A arte de ler. Ed. Cosmos – Cap. 2. “O leitor hábil”.

Perfetti, Charles A. 1999. Comprehending written language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (eds.). The Neurocognition of Language. Oxford University Press. 167-208.

Pollatsek, Alexander; Treiman, Rebbeca (eds.) 2015. The Oxford Handbook of Reading. Oxford University Press.

Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. Pearson Longman, 9th ed.

 

 

Avaliação

·         Dois testes escritos: 3 de abril (quinta-feira) – 40%; 20 de maio – 50%;

·         Assiduidade, participação nas aulas, trabalhos de casa – 10%.

 



[1] Este programa poderá sofrer ajustamentos em função das condições de funcionamento da disciplina.

[2] Os textos fundamentais da disciplina e outros materiais de trabalho serão fornecidos através da plataforma Moodle.