Sumários

O oral vs. o escrito: sistematização de diferenças.

17 Fevereiro 2025, 15:30 Ana Isabel Mata da Silva

Diferenças entre o oral e o escrito: sistematização a partir do exercício prático realizado na aula anterior.


Estratégias cognitivas e metacognitivas envolvidas na leitura

17 Fevereiro 2025, 11:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Estratégias cognitivas e metacognitivas envolvidas na leitura. A função das estratégias metacognitivas.


O oral vs. o escrito: exercício prático.

12 Fevereiro 2025, 15:30 Ana Isabel Mata da Silva

Diferenças entre o oral e o escrito: exercício prático a partir de leitura e análise da transcrição de um excerto do programa Antena 1 Ciência.


Ler para aprender

12 Fevereiro 2025, 11:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Módulo introdutória sobre leitura académica.

Definição de conceitos como: leitura e literacia, conhecimento e aprender.
Tipos de leitura.


Apresentação.

10 Fevereiro 2025, 15:30 Ana Isabel Mata da Silva

Apresentação do programa da UC: objectivos, conteúdos, bibliografia e elementos de avaliação. 

Avaliação: 
– Um teste escrito de avaliação de conhecimentos - 65%; 
– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula - 35%. 
Esclarecimento dos alunos sobre o modo de funcionamento da UC. 
Calendarização da única prova escrita de avaliação de conhecimentos: 28/Abril. Indicação do calendário disponível para a marcação das apresentações orais: 12/Março; 19/Março; 09/Abril; 23/Abril; 12/Maio; 14/Maio; 19/Maio
Indicação do horário de atendimento: segunda-feira, ou antes da aula ou às 18h30, dependendo de marcação prévia por parte dos alunos.