Sumários
Apresentação
10 Fevereiro 2025, 11:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Análise do programa da UC: objetivos, conteúdos, avaliação e funcionamento.
Programa[1]
Objetivos
·
Conhecer
tipos de leitura e estratégias cognitivas e metacognitivas.
·
Identificar
as características específicas do processamento da leitura relativamente às
demais modalidades de processamento linguístico (ouvir, falar, escrever).
·
Tomar
consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos
linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.
·
Reconhecer
a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.
·
Conhecer
metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão
da língua escrita e interpretar dados da investigação.
Conteúdos
·
Ler
e ler para aprender: estratégias cognitivas e metacognitivas para a leitura.
Tipos de leitura. Tipos de textos e
suportes de leitura.
·
Língua
oral e escrita: condições de processamento e propriedades linguísticas.
·
Modalidades
de uso da língua: falar, ouvir, escrever, ler – especificidades de
processamento.
·
Da
perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.
·
Sistemas
de escrita e compreensão; leitura e ortografia. Processamento lexical. Processamento
sintático.
·
Metodologias
de investigação sobre a compreensão da língua escrita: tempos de reação; registo
dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa; análise de fala na leitura em
voz alta.
·
Diferentes
níveis de análise do texto: níveis micro e macroestruturais.
·
Leitura
e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.
·
Tarefas
de leitura e estratégias de compreensão.
Bibliografia[2]
Alves, Rui A.; Leite, Isabel (Eds.)
(2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências. Fundação
Belmiro de Azevedo – Ch. 2 e 5.
Costa, M. Armanda (2006).
Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. FCG. ILTEC.
Coulmas, Florian (1989). The
Writing Systems of the World. Basil Blackwell – Ch. 1, 2, 3, 9, 11.
Dehaene, Stanislas. (2009).
Reading in the Brain: The New Science of How We Read. Penguin.
Hayles, N. Katherine (2012). How
We Think. The University of Chicago Press – Ch. 3 “How we read”.
Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a
leitura de textos. Tese de mestrado. FLUL.
Maguire, Moira; Reynolds, Ann Everitt;
Delahunt, Brid (2020). Reading to Be: The role of academic reading in emergent academic
and professional student identities. Journal of University Teaching &
Learning Practice (17(2), 2020. Available
at:https://ro.uow.edu.au/jutlp/vol17/iss2/5
Morais, José (1997). A arte de ler. Ed. Cosmos – Cap. 2. “O
leitor hábil”.
Perfetti,
Charles A. 1999. Comprehending written
language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (eds.). The Neurocognition of Language. Oxford
University Press. 167-208.
Pollatsek,
Alexander; Treiman, Rebbeca (eds.) 2015. The
Oxford Handbook of Reading. Oxford University Press.
Wiener, H. e
Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills
Handbook. Pearson Longman, 9th ed.
Avaliação
·
Dois
testes escritos: 3 de abril (quinta-feira) – 40%; 20 de maio – 50%;
·
Assiduidade,
participação nas aulas, trabalhos de casa – 10%.