Sumários
10 Dezembro 2024, 08:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Canto V, estrofes 37-60: a organização do texto e o valor de uma pergunta; "parecer" e "aparecer"; os nomes e a percepção do mundo.
O Adamastor como projecção subjectiva do medo; a importância do "impulso gnoseoógico".
A auto-definição de Adamastor: a transformação do conhecimento e o lugar dos auctores.
Camões, contemporâneo de Pedro Nunes: a tradução do Tratado da Esfera e a revisão do saber dos Antigos.
5 Dezembro 2024, 08:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Retoma do trabalho da aula anterior: o canto V d' Os Lusíadas e o género do roteiro; Camões, leitor de Pompónio Mela?
"Ver claramente visto": a descrição de "segredos" de Natura. Verdade e verosimilhança: conceitos em tensão.
Uma questão epistemológica: caminhos do conhecimento; o saber empírico dos "rudos marinheiros" e a "ciência" dos que "tem juízos mais inteiros"; potencialidades e limites; uma proposta de síntese; a relação entre Antigos e Modernos.
3 Dezembro 2024, 08:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Descrever lugares - uma prática sem eloquência? Reflexão a propósito do início de De Chorographia, de Pompónio Mela.
O roteiro como género discursivo; seu desenvolvimento no século XVI.
O caso do Roteiro de D. João de Castro: reconhecimento de traços característicos; comentários de passos vários.
Os Lusíadas: o poema épico de Camões e a assimilação de um género como o roteiro.
28 Novembro 2024, 08:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
O conceito de sistema poético, segundo Itamar Even-Zohar. Possibilidades de aplicação ao estudo da poética renascentista.
Formas de "interdependência": relações dinâmicas entre autores, obras, códigos, público, agentes de difusão e promoção literária. A centralidade do género épico no sistema poético.
A expectativa sobre o género épico: exploração de textos (Valentim Fernandes, Diogo Velho da Chancelaria, António Ferreira).
26 Novembro 2024, 08:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Antigos e modernos: encontros e tensões.
O poema épico no século XVI: teorização e prática.
Os Lusíadas em contexto. Camões: o poeta e suas escolhas.