Sumários
"Formare con parole un perfetto cortegiano": o diálogo de Castiglione a a "imitação artificiosa da natureza".
10 Outubro 2024, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Retoma de tópicos aflorados na aula anterior: o retrato de Federico e Guidubaldo da Montefeltro por J. de Gand ou P. Berruguete (a conciliação de armas e letras); a livraria como tesouro; formas de projecção simbólica de poder; a corte como centro político e cultural.
"Formare con parole un perfetto cortegiano": o jogo cortesão e o jogo da escrita; o conceito de "sprezzatura" e o valor da "imitação artificiosa da natureza".
Imitar: a relação com modelos; Castiglione vs Bembo?
O cortesão e o domínio das artes liberais e dos studia humanitatis.
Il libro del Cortegiano: a dedicatória a D. Miguel da Silva e a construção do diálogo.
8 Outubro 2024, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A dedicatória a D. Miguel da Silva: reconhecimento de questões nucleares em Il libro del Cortegiano.
O diálogo como género: "ao jeito de muitos antigos", "como nas escolas de filosofia". "Diálogo" e "colóquio": elementos para uma possível distinção.
Urbino: uma "città in forma di pallazzo"; a corte e o mundo, "uma concatenata contrarietà".
O "jogo" do diálogo e o conceito de "sprezzatura": "formare con parole un perfetto cortegiano"; modelos e imitação.
Introdução ao estudo de Il libro del cortegiano.
3 Outubro 2024, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Baltasar Castiglione: elementos para uma contextualização do autor e da sua obra.
Il libro del cortegiano: as suas primeiras edições; a (singular) dedicatória a D. Miguel da Silva.
Falta justificada.
1 Outubro 2024, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Docente com equiparação a bolseiro.
Morte e renascimento: aspectos da construção de uma leitura do tempo.
26 Setembro 2024, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
O trabalho de recensão crítica, da leitura à redacção: questões orientadoras; cuidados essenciais.
Uma carta de Poggio Bracciolini a Guarino Veronese: desenvolvimento da leitura iniciada na aula anterior. A "libertação" e o "renascimento" dos clássicos.
Renascimento e Idade Média: notas para uma reflexão crítica acerca da periodologia.
Poggio Bracciolini e Aldo Manuzio: uma retórica comum.
Itália: o mapa político e a diversidade cultural.
Baldesar Castiglione e Rafael de Urbino.