Sumários
Gombrich, "Art and Illusion" (cap. II)
21 Outubro 2025, 12:30 • Pedro Madeira
Análise do cap. II de “Art and Illusion” de Gombrich: “Truth and Stereotype”.
Começou-se por confrontar os alunos com algumas ilustrações retiradas de atlas anatómicos modernos (semelhantes à que acompanha o texto estudado). Discutiram-se os motivos que levam a que estas ilustrações continuem a ser preferidas às fotografias, tendo em consideração os argumentos de Gombrich.
Exposição das teses principais do capítulo: não há olhar neutro, e as representações da realidade,por mais realistas que pretendam ser, manifestam necessariamente “selective preferences” (determinadas tanto pelo “estilo do artistas” como pelo “estilo do período”), assentando sempre num processo de cotejo (“matching”) da realidade com “schemata” prévios. Elucidação do conceito de “schema” (recorrendo à analogia com o “formulário”).
Analisaram-se, por fim, várias representações pictóricas que ilustram aquilo que Gombrich designa “ritmo de esquema e correcção”. Discutiu-se o papel que o “schema” desempenha tanto na produção como na interpretação de representações pictóricas.
Continuação da leitura e estudo do ensaio de Lessing
20 Outubro 2025, 14:00 • Alberto Miguel Antunes Arruda
Continuação da leitura e estudo do ensaio de Lessing: limites e poética.
Continuação da leitura do ensaio de Lessing
17 Outubro 2025, 14:00 • Alberto Miguel Antunes Arruda
Continuação da leitura do ensaio de Lessing: beleza, limites, crítica, poesia e artes plásticas.
Edwin Panofksy, "Iconography and Iconology" (recap.); E. H. Gombrich, "Art and Illusion" (introdução)
16 Outubro 2025, 12:30 • Pedro Madeira
Edwin Panofsky, "Iconography and Iconology" (recapitulação).
Análise da "Introdução" de "Art and Illusion" de E. H. Gombrich.
Começou-se por confrontar os alunos com algumas das imagens que acompanham
o capítulo, e que visam pôr em evidência o modo como o conhecimento
das convenções estilísticas, por um lado, e a psicologia da percepção,
pelo outro, condicionam a leitura que fazemos de uma imagem.
Discussão do problema da representação da realidade em arte e exposição
da abordagem de Gombrich.
Breve introdução dos capítulos que serão examinados nas aulas seguintes
(caps. II, VII e X).
Edwin Panofksy, "Iconography and Iconology"
14 Outubro 2025, 12:30 • Pedro Madeira
Análise da primeira parte do ensaio “Iconography and Iconology” de Edwin Panofksy
(conclusão).
Conceitos de “descrição pré-iconográfica”, “análise iconográfica” e “interpretação
iconológica”, e “princípios correctivos da interpretação" correspondentes:
“história do estilo”, “história dos tipos” e “história dos sintomas culturais”.
Os alunos foram convidados a aplicar estes conceitos à análise de algumas
imagens. Discutiu-se o modo como a sua interpretação correcta depende
da identificação dos motivos, que requer familiaridade com convenções
estilísticas da época em que foi produzido, mas também com certas “histórias”
e “alegorias”.