Sumários
Aula inicial sobre o texto de Schapiro 'Cézanne'
10 Novembro 2025, 14:00 • Alberto Miguel Antunes Arruda
Aula inicial sobre o texto de Schapiro 'Cézanne': a tradição da monografia, desenvolvimento de um artista.
Edgar Allan Poe, "O retrato oval" (concl.); Revisões
6 Novembro 2025, 12:30 • Pedro Madeira
Leitura analítica da narrativa que conclui o conto. Começa por se alertar os alunos para o modo como o conto evoca o mito de Pigmalião, e em particular, para a versão ovidiana do mito (os alunos são confrontados com o quadro de Jean Raoux “Pigmalião adorando a sua estátua”).
Sublinha-se a sugestão de que o casamento entre o pintor e a mulher que serviu de modelo ao quadro não se teria consumado. Discute-se a afirmação de Poe (“A filosofia da composição”) de que a “circunscrição” espacial numa narrativa desempenha uma função semelhante à que moldura desempenha para um quadro. Nota-se que o confinamento da mulher retratada nos é apresentada no conto de Poe como condição necessária do sucesso do retrato. Discutem-se as implicações políticas do conto (apelando à leitura de Leland S. Person), e, em particular, a possibilidade de ver nele uma crítica aos mecanismos de projecção que subjazem às representações artísticas da mulher.
Revisões: recapitulação das lições dedicadas aos textos de Panofsky e Gombrich.
Edgar Allan Poe, "O retrato oval"
4 Novembro 2025, 12:30 • Pedro Madeira
Discussão da problema do retrato: a pretensão de representar numa imagem estática a identidade de um indivíduo parece sugerir a ideia de que o retrato captura a “essência” do retratado, emancipando-o da contingência, que parece ser evocada pela qualidade (lifelikeliness) que o narrador do conto de Poe atribui ao retrato.
Análise de um excerto de outro conto anterior de Poe, “Ligeia”, que dramatiza fenómeno de projecção que os alunos estudaram antes: as expectativas do narrador criam um “contexto de acção” que engendra uma ilusão (o narrador projecta um esquema, a imagem idealizada da esposa morta, na sua própria sombra). Os alunos são alertados para as semelhanças entre este conto e o “Retrato oval” (cenário, situação do narrador, assunto, etc.).
Leitura analítica da primeira parte do conto: as circunstâncias particulares em que o narrador encontra o “retrato oval”, a sua reacção, e os sinais que minam a sua credibilidade. Elucidação dos termos técnicos “arabesco” (que qualifica a moldura), e “vignette”, que ostensivamente designa uma técnica de pintura de retratos (exemplificada por alguns retratos de Thomas e Robert M. Sully com que são confrontados), mas também um ornamento tipográfico que funciona como uma moldura. Discussão da função da moldura desempenha, e da analogia entre a moldura do quadro e a moldura narrativa que media o acesso ao relato que conclui o conto, sobre a pintura do retrato.
Aula de revisão
3 Novembro 2025, 14:00 • Alberto Miguel Antunes Arruda
Aula de revisão para teste 1/2.