Sumários
Palavra e imagem — 3
17 Abril 2023, 09:30 • Amândio Reis
1. A poesia e a visão (poesia sobre a visualidade); a visão da poesia (poesia ecfrástica).
1.1. A fugacidade ou a permanência da imagem em associação com a morte: Camilo Pessanha, "Imagens que passaes pela retina..." e " Em Um Retrato".
1.2. As intermitências do olhar e a experiência de (vi)ver: Armando Silva Carvalho, "Daltonismo".
1.3. Entre a descrição e a interpretação: poema de Gastão Cruz a partir da pintura do Jovem Nu Sentado à Beira-Mar, de Hippolyte Flandrin.
1.4. Visão e revisão, ou a anamorfose como regresso: os dois poemas de Gastão sobre Os Embaixadores, de Holbein.
Conclusão do ensaio Modernist Painting de Greenberg.
13 Abril 2023, 15:30 • Alberto Miguel Antunes Arruda
Conclusão do ensaio Modernist Painting de Greenberg. Explicitação da tese da continuidade.
Palavra e imagem — 2
12 Abril 2023, 09:30 • Amândio Reis
1. Leitura e comentário de "O ponto de vista das gaivotas", de Ana Teresa Pereira.
1.1. A natureza multifacetada deste texto no tocante a registo e género: crítica de cinema, ficha técnica, sinopse, ensaio, descrição, entre outros.
1.2. As figuras históricas e os filmes mencionados ao longo do texto, entendidos como ilustração e concretização do universo ficcional de A.T. Pereira, com um efeito de verosimilhança.
1.3. Breves considerações sobre a ironia em "O ponto de vista das gaivotas" e "She Who Whispers" como elemento fundamental da sua constituição enquanto paródias de, respectivamente, obras de A. Hitchcock e de D. Cronenberg.