Sumários

A variedade de imagens

26 Outubro 2020, 14:00 Mário Vítor Bastos

A variedade e vida contraditória das imagens.


Como olhar para um quadro a óleo

23 Outubro 2020, 17:00 Joana Matos Frias

Destaque para alguns aspectos fundamentais do programa de John Berger projectado na aula anterior: o valor dos objectos artísticos originais face à sua desvalorização pela reprodução; sentido original e sentidos complementares/ suplementares (a interferência dos outros sistemas semióticos na percepção da obra de arte); materialidade e autenticidade: chamada de atenção para aquilo que as reproduções não replicam, a partir do capítulo de James Elkins «How to look at an oil painting», incluído no livro How to Use Your Eyes.


Breve contextualização do pensamento ético-político de Walter Benjamin no contexto dos anos 30 do século XX. Os conceitos-chave do ensaio sobre «A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica»: marxismo, fascismo, esteticização da política, aura e autenticidade, valor de existência e valor de exposição.


Discussion of the Graham Clarke's "The Portrait in Photography"

23 Outubro 2020, 14:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • Defining "portraiture"
  • Discussion of the questions raised by Clarke about portrait photography.
  • Identifying key element in portraiture.
  • Comparing painting to photo photographic portraiture.
Preparation for next class:
  • Read the chapter "Documentary Photography", pp. 145-163


Discussion of the Graham Clarke's "The Portrait in Photography"

23 Outubro 2020, 12:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • Defining "portraiture"
  • Discussion of the questions raised by Clarke about portrait photography.
  • Identifying key element in portraiture.
  • Comparing painting to photo photographic portraiture.
Preparation for next class:
  • Read the chapter "Documentary Photography", pp. 145-163


Reading extracts from "Camera Lucida"

22 Outubro 2020, 14:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

Discussion of key theories in Roland Barthes's Camera Lucida: studium and punctum.

Identifying the  studium and punctum in photographs.

Required reading for 23 October:
"The Portrait in Photography" (pp 101-121)