Sumários

Problematização do Binómio Visão e Visualidade II

21 Março 2019, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • A partir da sequência final, analisou-se o 1º Programa de Ways of Seeing, visualizado na anterior sessão de trabalho, o que levou a que se retomasse o exame dos concetos de «Viewer» e «Audience», tal como são observados no 2º Capítulo de Sturken and Cartwright, Practices of Looking (2018), relativamente ao de «Ideology», estudado no 1º e 2º capítulos e incluído no Glossário do mesmo livro, problematizando-se por fim o conceito de «Prosumer», igualmente abordado nos capítulos 1 e 2 de Practices of Looking e constante do seu Glossário. Lembre-se que o capítulo 1 e o Glossário de Practices of Looking fazem parte da 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas, e que o capítulo 2 se encontra na 2ª. 


Ferramentas de leitura intersemióticas

20 Março 2019, 08:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Discussão do texto teórico abaixo indicado — tratamento da temporalidade e estratégias discursivas recorrentes no texto publicitário. Aplicação das grelhas interpretativas a diversos anúncios contemporâneos.

Williamson, Judith.

“Time: Narrative and History” e “Conclusions”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010, pp. 152-179.

Publicidade
Azeite Gallo
https://www.youtube.com/watch?v=qKsS1JxZJJc

Vodafone
https://www.youtube.com/watch?v=KrFVnLlOi3g


Problematização do Binómio Visão e Visualidade I

19 Março 2019, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Considerados os Conteúdos Programáticos do Plano de Trabalho proposto no início do semestre, com ênfase na passagem do seu ponto 1. – Cultura Visual: Área de Estudos e Objecto(s) – ao 2. – Visão e Visualidade – e considerados também os Projectos Visuais, que constituem 1 dos elementos da avaliação final nesta unidade curricular, e que estão a ser desenvolvidos em equipa para entrega no dia 30 do próximo mês de Abril, 3ª f., procedeu-se à introdução ao e à visualização do 1º Programa de Ways of Seeing, Série Televisiva de 1972, da BBC, constituída por 4 programas, com guião de John Berger e produção de Mike Dibb, e galardoada com um BAFTA para Best Specialised Series, conforme: Gunaratnam, Yasmin and Vikki Bell (5 January 2017). "How John Berger changed our way of seeing art". Arts + Culture. The Conversation. [Accessed: 17 March 2019]. Available at: <https://theconversation.com/how-john-berger-changed-our-way-of-seeing-art-70831>, aconselhando-se ainda a consulta de Sandhu, Sukhdev (7 September 2012). "Ways of Seeing opened our eyes to visual culture". Culture. The Guardian. [Accessed: 17 March 2019]. Available at: <https://www.theguardian.com/culture/2012/sep/07/ways-seeing-berger-tv-programme-british>. 


Análise multimodal

15 Março 2019, 08:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Discussão da bibliografia abaixo citada.



Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of images".  Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury, 2010, pp. 1-30.


Teste

14 Março 2019, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Foi realizado o Teste.