Sumários

Aula aberta com Ana Rita Seirôco

1 Março 2019, 08:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Entrega da análise de texto.

Intervenção de Ana Rita Seirôco, fundadora da associação Novo Mundo - Voadores, em articulação com os projetos do ERASMUS+ e dinamizadora da ONG Brigada do Mar.


Em Questão o Conceito de «Cultura Visual» II

28 Fevereiro 2019, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Prosseguiu-se a questionação do conceito de «cultura visual» a partir da Introdução de Sturken and Cartwright, Practices of Looking (2018), dos seus Capítulos 1 - «Images, Power, and Politics» - e 2 - «Viewers Make Meaning» - considerados pelas próprias autoras «[...] the most introductory [...]» (8), e do Glossário; a Introdução, o Capítulo 1 e o Glossário estão incluídos na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas, e o Capítulo 2 na 2ª.


Cidadania precária

27 Fevereiro 2019, 08:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Projeto de pesquisa — marcação de datas para tutoria individual.

Discussão dos capítulos "Beyond the Brand” e “Consumerism versus Citizenship” de No Logo. , da autoria de Naomi Klein, tendo em conta o contexto político-económico contemporâneo. Visionamento de NO LOGO, de SJally e elaboração de um esquema resumindo os conteúdos fundamentais.


Klein, Naomi. “Beyond the Brand”, No Logo. Picador, 1999, pp. 420-437.
--- “Consumerism versus Citizenship” 438-446

Jally, Sut, realizadora. NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM


Em Questão o Conceito de «Cultura Visual» I

26 Fevereiro 2019, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Análise dos sumários das 2 sessões de trabalho da semana anterior, apontando-se já a questão do conceito de «cultura visual», e solicitando-se aos estudantes que lessem o 2º Capítulo de Sturken and Cartwright,  Practices of Looking (2018),  incluído na 2ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.
  • Revisão e actualização da entrega das propostas de objectos cujas interpretações constituem os Projectos Visuais em desenvolvimento, e das respectivas equipas, prosseguindo-se a questionação do conceito de «cultura visual».
  • Ainda no respeitante à problematização do conceito de «cultura» e, mais especificamente, à chamada relatividade cultural, apresentou-se a crónica de Sena Santos, Francisco (19 Fevereiro, 2019). «Uma App na Arábia Saudita» [audio, 3m]. Programa Um dia no Mundo. RTP, Rádio e Televisão de Portugal: Rádio Antena1. [Consultado: 25 Fevereiro, 2019]. Disponível em: <https://www.rtp.pt/play/p3848/e390815/um-dia-no-mundo>.


Publicidade como motor do sistema neoliberal

22 Fevereiro 2019, 08:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Projeto de pesquisa — definição de grupo e de texto para análise; consulta do arquivo dos posters realizados em anos letivos anteriores.

Visionamento e discussão do do 4º episódio de Ways of Seeing, de JBerger, em diálogo com o 7º capítulo do livro homónimo.

Berger, John. Capítulo 7, Modos de Ver, tradução e prefácio de Jorge Leandro Rosa. Antígona, 2018, pp. 153-182.
 --- Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972) https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY ·      

Klein, Naomi. “New Branded World”, No Logo. Picador, 1999, pp. 3-26. ·      

The School of Life, “How the Modern World Maskes Us Mentally Ill”, 08/05/2018.
https://www.youtube.com/watch?v=yO0v_JqxFmQ