Sumários

Semiótica e discurso publicitário

13 Março 2019, 08:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Leitura de diversos anúncios publicitários, tendo em conta as ferramentas analíticas propostas pelas obras constantes na bibliografia citada.

Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010, pp. 17-39.


Preparação para o Teste II

12 Março 2019, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Como é hábito às terças-feiras, foram observados os sumários, mas, neste caso, das 3 sessões das 2 passadas semanas de trabalho, devido à paragem referente às Férias de Carnaval de 4 a 6 de Março.
  • A partir de Sturken and Cartwright, Practices of Looking (2018), prosseguiu a preparação para o Teste, que terá lugar na próxima sessão de trabalho, 14 de Março.


Cidadania e futuro sustentável

8 Março 2019, 08:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Discussão dos capítulos "Three Stories of Our Time”, sobre paradigmas narrativos para abordar a história contemporânea, e "A Larger View of Time", sobre conceitos de temporalidade, de Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy, de Joanna Macy e Chris Johnstone, em diálogo com “Visual Activism”, de Nicholas Mirzoeff, How to See the World.

Macy, Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy. New World Library, 2012, pp. 13-33. ·      
--- “A Larger View of Time”, pp. 139-160. ·      
Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”, How to See the World. Penguin, 2015, pp. 289-298.


Preparação para o Teste I

7 Março 2019, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • No âmbito da preparação para o Teste, a realizar em 14 de Março, foram considerados, em geral, os Conteúdos programáticos analisados no início do semestre - 1. Cultura Visual: Área de Estudos e Objecto(s), 2. Visão e Visualidade, 3. Literacia Visual - e, em particular, o seu ponto 1. Para tal, recorreu-se às fontes de cujo conhecimento os estudantes devem necessariamente partir: Sturken and Cartwright, Practices of Looking (2018), Introduction, Chapters 1, 2 e Glossary (Colectâneas de Leituras e Consultas Aconselhadas 1 e 2); Williams, Keywords e Bennett, Grossberg and Morris, New  Keywords (Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas 1); bem como aquelas fontes cujo acesso é facultado através das ligações constantes destes sumários.


A aula não se realizou

6 Março 2019, 08:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Pausa de Carnaval