Sumários
19 Novembro 2025, 08:00
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Pedro Madeira
Confronto do registo fonográfico de uma dança romena tradicional
captado por Bartok numa das suas expedições com a peça que este
compôs a partir dela.
Análise da crónica "Volk Festivals" de John Fahey (conclusão).
Análise de excertos de "The Relation of Folk-Song to the Development
of the Art Music of Our Time" de Bela Bartok.
Discussão do modo como o texto de Fahey denega ironicamente
o valor de "autenticidade" que Bartok atribui à "peasant music".
18 Novembro 2025, 14:00
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Ricardo Gil Soeiro
Realização do 1º Teste de Avaliação.
17 Novembro 2025, 12:30
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Filipa Araújo
Visita de estudo à Torre do Tombo, com o objetivo de conhecer o exemplo concreto
de uma instituição que atua no âmbito da preservação da memória da cultura
portuguesa e do património documental com relevância mundial.
14 Novembro 2025, 14:00
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Ricardo Gil Soeiro
Continuação do estudo de Ecce Homo, de F. Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Prefácio”, “Porque sou tão sábio”; “Porque sou tão perspicaz”. Breve caracterização do pensamento nietzschiano: o crepúsculo dos ídolos no horizonte do projecto magno da transmutação de todos os valores; o libelo contra a moral; pensar a contradição, pensar contra si próprio; comentário sobre a Carta a Peter Gast, Turim, 30 de outubro de 1888 (sobre o surgimento e o teor da obra “Ecce Homo”); reflexão sobre o simbolismo do título (“Ecce Homo”) e sobre o subtítulo (“Como vir a ser aquilo que se é”); a urgência da escrita nietzschiana na fase tardia (comentário sobre um excerto do livro “O Combate com o Demónio”, de Stefan Zweig, Lisboa, Antígona, 2004); o canto da morte, a dança sobre o abismo, a passagem para a loucura? Análise do “Prefácio” de “Ecce Homo”; leitura e reflexão em torno do prólogo da obra “O Anticristo”: a experiência de leitura em Nietzsche.
14 Novembro 2025, 11:00
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Mário Vítor Bastos
Cultures in the digital age and of the algorithms.