Sumários

A dicotomia entre ‘Civilização’ e ‘Cultura’

1 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 5 e 12 de março, se encontrará na Universidade Mohammed V de Rabat – Missão de Ensino na Licenciatura de Estudos Portugueses, ao abrigo do Protocolo UL – UM5 – CICL), nos dias 8 e 10 de março não haverá aulas.

Reposição de aulas: a data das aulas de reposição será marcada com os alunos após o regresso da professora.

 

A afirmação do declínio da cultura: a perceção da decadência no pensamento de Baudelaire. O Kulturpessimismus e a obra de Spengler O declínio de Ocidente, marco nos debates culturais da intelectualidade europeia nas primeiras décadas do século XX.

 

A visão arnoldiana da Cultura nas obras de T. S. Eliot e George Steiner. A dicotomia cultura vs. civilização latente nas interpretações da cultura destes autores. Idealismo e Materialismo.

A categoria coletiva e a interpretação darwinista da cultura no século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O desenvolvimento intelectual e moral de uma sociedade do ponto de vista do evolucionismo. O estudo diacrónico das culturas: das sociedades ‘mais primitivas’ às ‘mais avançadas’.

Análise inicial (individual) de um excerto da obra Dilemas da cultura (1995) de James Clifford. Elementos analisados:

1) As novas dimensões da cultura presentes no texto (por comparação com a visão arnoldiana da Cultura).

2) As críticas de James Clifford ao sistema de classificação analisado e à integração na cultura ocidental dos novos elementos culturais referidos no texto.

3) Os responsáveis pela classificação desses objetos e produtos culturais.

 

Bibliografia:

CLIFFORD, James (2002): The predicament of culture: twentieth-century ethnography, literature and art.


Leitura do ensaio "Cultural Studies and its Theoretical Legacies" de Stuart Hall (1)

1 Março 2017, 08:00 Simão Valente

A história dos Cultural Studies e seu desenvolvimento: de discussões de classe às categorias de género e raça a partir dos anos 60.

A quebra linguística e psicanalítica. 

As dificuldades do projecto intelectual e político dos estudos culturais. 


A visão arnoldiana da cultura

24 Fevereiro 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise crítica (conclusão) de um excerto da obra de M. Arnold Culture and Anarchy.

Os ecos da visão arnoldiana da cultura na contemporaneidade.

A visão arnoldiana da Cultura nas obras de T. S. Eliot

 

Bibliografia:

ARNOLD, Matthew (1984): Culture and anarchy (Cambridge: Cambridge University).

EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).


SARAIVA, António José (1994): A cultura em Portugal: teoria e história (Lisboa: Gradiva).


Leitura do ensaio "Culture is Ordinary" de Raymond Williams (2)

24 Fevereiro 2017, 08:00 Simão Valente

Alta cultura e baixa cultura: os conceitos de highbrow, midbrow e lowbrow.

Os dois sentidos de cultura recusados por Williams: a "teashop" - pessoas refinadas mas não cultivadas; e a pretensão da alta cultura.

Influências marxistas de Williams: Gramsci (hegemonia). Importância igualmente de Leavis e do mito de uma Inglaterra rural.


A categoria cognitiva e a visão arnoldiana da cultura

22 Fevereiro 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As origens do conceito de cultura.

A crítica literária romântica de Coleridge e o ideal do ‘refinamento’ (‘cultivation’).

Leitura e análise crítica de um excerto da obra de M. Arnold Culture and Anarchy. Elementos analisados:

1) A conceção da Cultura como ‘estudo da perfeição’.

2) As razões da importância da Cultura, segundo o autor inglês, no ‘mundo moderno’.

3) Os elementos, expressões e produtos culturais que constituem, segundo a proposta de M. Arnold, a Cultura.

A visão arnoldiana da cultura: o ideal de ‘perfeição’, a perspetiva elitista e restritiva, (mas também, de certo modo, progressista) da cultura, as virtudes do conhecimento cultural e o corolário do seus efeitos ‘humanizadores’.

 

Bibliografia:

ARNOLD, Matthew (1984): Culture and anarchy (Cambridge: Cambridge University).

EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).