Sumários
Foucault: resumo da obra
29 Março 2017, 08:00 • Simão Valente
A História da Sexualidade: discurso e saber
O campo cultural e o poder simbólico
24 Março 2017, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A conceção marxista da cultura. Antonio Gramsci e a teoria da hegemonia. Os conceitos de negociação e consentimento.
O papel dos intelectuais na reflexão de Gramsci.
As obras de Pierre Bourdieu e o estudo das relações complexas e intrínsecas entre a luta pelo poder social e o uso de produtos culturais.
L’Amour de l’art: Les Musées d’art Européens et leur public (1966): a classificação dos visitantes dos museus segundo parâmetros educacionais e de classe. A relação das classes trabalhadores com os museus e a arte. A alienação, o antagonismo e a rejeição, particularmente, da arte moderna. A falta dos códigos culturais adequados para avaliar e analisar a(s) arte(s) moderna(s).
Bibliografia:
BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).
BORDIEU, Pierre (2010): A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).
CREHAN, Kate (2004): Gramsci, cultura e antropologia (Lisboa: Campo da Comunicação).
GRAMSCI, Antonio (1994): Letters from prison (New York: Columbia University Press).
SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).
Conclusão de Benjamin, Início de Foucault
24 Março 2017, 08:00 • Simão Valente
Democracia e Fotografia/Cinema em Benjamin.
A conceção da Cultura e os discursos de poder
22 Março 2017, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise (individual e coletiva) de um
artigo sobre a estrutura e atividades do Instituto Camões. Avaliação e
ponderação da conceção da cultura (revisão das categorias culturais estudadas e
das perspetivas de estudo da Cultura passadas e presentes) e os discursos de
poder subjacentes às políticas culturais da instituição.
Bibliografia:
ROLLO, Maria Fernanda et alii (2012): Ciência, Cultura e Língua em Portugal no Século XX. Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões (Lisboa: Instituto Camões e Imprensa Nacional-Casa da Moeda).
Continuação de WB
22 Março 2017, 08:00 • Simão Valente
Iconografia política e estilo: o caso dos mosaicos de Ravenna.