Sumários

Foucault: resumo da obra

29 Março 2017, 08:00 Simão Valente

A História da Sexualidade: discurso e saber

Vigiar e Punir: o Panopticon
A Arqueologia do Saber: genealogia e arqueologia.


O campo cultural e o poder simbólico

24 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A conceção marxista da cultura. Antonio Gramsci e a teoria da hegemonia. Os conceitos de negociação e consentimento.

O papel dos intelectuais na reflexão de Gramsci.

As obras de Pierre Bourdieu e o estudo das relações complexas e intrínsecas entre a luta pelo poder social e o uso de produtos culturais.

L’Amour de l’art: Les Musées d’art Européens et leur public (1966): a classificação dos visitantes dos museus segundo parâmetros educacionais e de classe. A relação das classes trabalhadores com os museus e a arte. A alienação, o antagonismo e a rejeição, particularmente, da arte moderna. A falta dos códigos culturais adequados para avaliar e analisar a(s) arte(s) moderna(s).

 

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

CREHAN, Kate (2004): Gramsci, cultura e antropologia (Lisboa: Campo da Comunicação).

GRAMSCI, Antonio (1994): Letters from prison (New York: Columbia University Press).

SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).

 


Conclusão de Benjamin, Início de Foucault

24 Março 2017, 08:00 Simão Valente

Democracia e Fotografia/Cinema em Benjamin.

Dos riscos totalitários da reprodutibilidade técnica.
Foucault: breve esboço do autor.


A conceção da Cultura e os discursos de poder

22 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise (individual e coletiva) de um artigo sobre a estrutura e atividades do Instituto Camões. Avaliação e ponderação da conceção da cultura (revisão das categorias culturais estudadas e das perspetivas de estudo da Cultura passadas e presentes) e os discursos de poder subjacentes às políticas culturais da instituição.

 

Bibliografia:

ROLLO, Maria Fernanda et alii (2012): Ciência, Cultura e Língua em Portugal no Século XX. Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões (Lisboa: Instituto Camões e Imprensa Nacional-Casa da Moeda).


Continuação de WB

22 Março 2017, 08:00 Simão Valente

Iconografia política e estilo: o caso dos mosaicos de Ravenna. 

Da apropriação cristã de simbologia romana: o Cristo Pantocrator.
Benjamin e o misticismo da imagem.