Sumários
Aula nº4
23 Setembro 2022, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A índole questionante da filosofia. Como nasce a filosofia? O espanto, estranheza ou admiração. A questão do tempo: F. Savater e S. Agostinho (Textos 2 e 3). A índole questionante da filosofia: as respostas que alimentam as questões (F. Savater: Texto 2); o anti-dogmatismo (B. Russell: Texto 9); o traço da crítica e a vocação de ser uma provocação ao pensar (J. Barata-Moura: Texto 1).
Exercício: formular uma pergunta filosófica a partir de uma pergunta trivial, por analogia com o exemplo de Savater («Mas imagina que, em vez de perguntares pelas horas, te ocorre perguntar: “O que é o tempo?”»).
Aula nº3
21 Setembro 2022, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A filosofia e as suas questões. A questão inicial: o que é a filosofia? Metamorfoses desta questão: - qual é o objecto da filosofia? - O que é que distingue a filosofia da ciência? - O que é que é próprio do pensar filosófico? - Qual é a aspiração da filosofia?
Textos de uso lectivo: H. Bergson (Texto 5); J. Barata-Moura (Texto 1); K. Jaspers (Texto 7); J. Ortega y Gasset (Texto 8); B. Russell (Texto 10).
Pergunta-sondagem: a pergunta inicial - o que é a filosofia? - com as suas metamorfoses, é uma pergunta filosófica ou metafilosófica?
Aula nº3
21 Setembro 2022, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A filosofia e as suas questões. A questão inicial: o que é a filosofia? Metamorfoses desta questão: - qual é o objecto da filosofia? - O que é que distingue a filosofia da ciência? - O que é que é próprio do pensar filosófico? - Qual é a aspiração da filosofia?
Textos de uso lectivo: H. Bergson (Texto 5); J. Barata-Moura (Texto 1); K. Jaspers (Texto 7); J. Ortega y Gasset (Texto 8); B. Russell (Texto 10).
Pergunta-sondagem: a pergunta inicial - o que é a filosofia? - com as suas metamorfoses, é uma pergunta filosófica ou metafilosófica?
Aula nº2
16 Setembro 2022, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A colecção de textos de uso lectivo. Critérios da escolha dos 65 textos: diversidade, acessibilidade e conexão com o programa. O uso lectivo dos textos: na exposição do programa e como base comum da avaliação. O calendário das aulas.
Explicitação da componente oral da avaliação: a apresentação oral.
Pergunta-sondagem sobre a importância de ler em filosofia: o que é que distingue ler de ver? Procure verbalizar.
Explicitação da componente escrita da avaliação: o projecto de trabalho filosófico.
Pergunta-sondagem sobre a autonomia da investigação: por onde começar?
Aula nº2
16 Setembro 2022, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A colecção de textos de uso lectivo. Critérios da escolha dos 65 textos: diversidade, acessibilidade e conexão com o programa. O uso lectivo dos textos: na exposição do programa e como base comum da avaliação. O calendário das aulas.
Explicitação da componente oral da avaliação: a apresentação oral.
Pergunta-sondagem sobre a importância de ler em filosofia: o que é que distingue ler de ver? Procure verbalizar.
Explicitação da componente escrita da avaliação: o projecto de trabalho filosófico.
Pergunta-sondagem sobre a autonomia da investigação: por onde começar?