Sumários

Aula nº1

14 Setembro 2022, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier


Apresentação genérica do programa.

Sessão de boas-vindas aos alunos do 1º ano pelo Director da FLUL (Anf.I).

Avaliação

A avaliação contínua do aproveitamento nesta disciplina inclui as 2 componentes, oral e escrita, e obriga às 2 tarefas a seguir descritas, no âmbito de cada uma das 2 componentes.

A) Componente oral (50%)

A.1) Uma apresentação oral de 3 textos de uso lectivo, a realizar em aula (40%). Os textos são escolhidos a partir da colecção de textos de uso lectivo, disponível em: https://mlx.webnode.page/. A apresentação tem uma parte de exposição (15 minutos) e uma parte de debate (10 minutos), e é previamente agendada. Sugestão: propor uma imagem e justificá-la em articulação com o título da exposição.

A.2) A participação regular no curso, inclusivamente, na parte de debate das apresentações dos colegas (10%).

B) Componente escrita (50%)

B.1) Um projecto de trabalho filosófico sobre um dos tópicos ou subtópicos do programa desta disciplina (3p), a entregar até à penúltima aula (40%). Este projecto inclui: um título; um texto introdutório (1p); uma sinopse de tópicos, incluindo, cada um deles, uma breve explicitação do potencial desenvolvimento (1p); e uma bibliografia (1p), construída mediante pesquisa na Biblioteca da FLUL.

B.2) Um certificado de presença numa acção de formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL (10%).

Na impossibilidade de realizar as tarefas da avaliação contínua, o estudante pode obter a classificação final do aproveitamento na disciplina, através de uma prova escrita sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula.

Aula nº1

14 Setembro 2022, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier


Apresentação genérica do programa.

Pergunta-sondagem sobre os supostos do interesse pela filosofia: o que pensa que é a filosofia? Procure verbalizar.

Avaliação

A avaliação contínua do aproveitamento nesta disciplina inclui as 2 componentes, oral e escrita, e obriga às 2 tarefas a seguir descritas, no âmbito de cada uma das 2 componentes.

A) Componente oral (50%)

A.1) Uma apresentação oral de 3 textos de uso lectivo, a realizar em aula (40%). Os textos são escolhidos a partir da colecção de textos de uso lectivo, disponível em: https://mlx.webnode.page/. A apresentação tem uma parte de exposição (15 minutos) e uma parte de debate (10 minutos), e é previamente agendada. Sugestão: propor uma imagem e justificá-la em articulação com o título da exposição.

A.2) A participação regular no curso, inclusivamente, na parte de debate das apresentações dos colegas (10%).

B) Componente escrita (50%)

B.1) Um projecto de trabalho filosófico sobre um dos tópicos ou subtópicos do programa desta disciplina (3p), a entregar até à penúltima aula (40%). Este projecto inclui: um título; um texto introdutório (1p); uma sinopse de tópicos, incluindo, cada um deles, uma breve explicitação do potencial desenvolvimento (1p); e uma bibliografia (1p), construída mediante pesquisa na Biblioteca da FLUL.

B.2) Um certificado de presença numa acção de formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL (10%).

Na impossibilidade de realizar as tarefas da avaliação contínua, o estudante pode obter a classificação final do aproveitamento na disciplina, através de uma prova escrita sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula.