Sumários

Synaesthesia and the Gesamtkunstwerk | Palestra de Susan Bernstein

2 Junho 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

"Synaesthesia and the Gesamtkunstwerk" contempla a questão acerca da unidade dos sentidos e das artes em Jean-Luc Nancy, Theodor Adorno e Richard Wagner. Se Nancy e Adorno encontram na sinestesia a articulação de diferenças e não tanto uma unidade como vulgarmente entendido, Wagner, em contrapartida, vê na unidade sintética a finalidade da obra de arte do futuro − o Gesamtkunstwerk. Este objectivo é revogado tanto em Adorno como em Nancy, cujo modelo assenta numa finalidade sem fim.  A palestra proferida em inglês. http://www.comparatistas.edu.pt/images/stories/actividades/susan%20bernstein.pdf   Susan Bernstein é professora de Literatura Comparada e Estudos Alemães (Brown University).

Conclusão do curso (breve revisão dos conteúdos) e marcação de encontros para fixação dos tópicos de trabalho e apresentação de planos. 



Not Taught.

26 Maio 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Feriado - Corpo de Deus


À prova do tempo? Escrever sobre/com música hoje.

19 Maio 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Escrever sobre/com música hoje. Sessão com convidado Pedro Eiras, em torno do seu livro Bach (Assírio e Alvim, 2014).


Nietzsche e a música enquanto expressão dionisíaca

12 Maio 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Entrega de trabalhos e comentários

Resenha de excertos de Dahlhaus

Revisão Kierkegaard e Virtuosismo

Nietzsche e estética musical in Nascimento da tragédia (1ª edição e 2ª ed)

Mito de Dioniso, excerto de  video All the World's a Stage , Episódio 2 (clicar para ver) minuto 5:20  até 15:00  


Música e virtuosismo

5 Maio 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Revisão dos conteúdos da sessão passada.

O mito de D. Juan. Apresentação da novela Don Juan de E.T. A. Hoffmann. 
Professora convidada: Elisabete M. Sousa sobre A ideia de virtuosismo no pensamento de Kierkegaard.
TPC: Preparação dos excertos de Dahlhaus e leitura dos primeiros capítulos de Nietzsche, O nascimento da tragédia a partir do espírito da música (dropbox), com particular incidência para o capítulo 6: p. 48-51.