Sumários
17 Março 2016, 16:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Tipologia de Calvin S. Brown,in Music and Literature. A Comparison of the Arts (1948)
Wackenroder (textos 2 e 3): "Sobre os diferentes géneros em cada arte e em especial sobre diferentes foras da música sacra" e "A essência singular da arte musical e a psicologia da música instrumental contemporânea". Apresentações e discussão dos textos.
Fragmentos de Novalis sobre temática musical. Todos os textos extraídos de Música e Literatura no Romantismo Alemão, org., intr. e notas de Rita Iriarte, Lisboa, Apáginastantas, 1987.
TPC: Leitura de Kleist: A Santa Cecília ou O Poder da Música e elaboração de ensaio. Enunciado entregue na aula e na pasta partilhada.
10 Março 2016, 16:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Revisão com ficha de trabalho -
tabela teorias
Tipologia de Steven Paul Scher e exemplos
Ensaio de Wackenroder in Fantasias sobre Arte: "As Maravilhas de Arte Musical" - com contextualização histórica e biográfica prévia
TPC: Novalis (fragmentos) e Wackenroder: "Maravilhoso conto
oriental de um santo nu"
3 Março 2016, 16:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Arte, mimesis e criação - arte como objecto de juízo estético (as posições de Platão, Aristóteles, Kant)
A tradição da comparação entre as artes (paragone): D'Alembert versus Walter Pater.
Discussão do ensaio "The school of Giorgione" de Walter Pater
25 Fevereiro 2016, 16:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Questões de logística: Criação de dropbox. Hora de atendimento: 2ªfeira -15h no Dep. Est. Germanísticos, com marcação prévia (cfischer@fl.ul.pt).
Alteração dos elementos de avaliação: Substituição do teste presencial por um pequeno ensaio escrito a ser entregue ao longo do semestre.
Intermedialidade versus intramedialidade versus intertextualidade.
Alguns casos de intermedialidade: Apresentações orais e discussão.
Intermedialidade segundo Dick Higgins.
Arte e mimesis. Arte versus artesanato; artista versus artesão. Que critérios para a definição de arte: questão prévia à discussão em torno da comparação das artes.
Preparar: Leitura de Walter Pater: "The School of Giorgione" (particularmente os primeiros 12 parágrafos) in The Renaissance, disponível em http://www.victorianweb.org/authors/pater/renaissance/7.html
18 Fevereiro 2016, 16:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Conteúdo e organização do seminário.
Normas de avaliação: Apresentações orais de textos preparados em casa com respectiva reflexão - 30%; E
nsaio
final - 40%; Ensaio escrito (comentário de texto) - 30%
Interarte - Intermedialidade. Considerações sobre os conceitos, distinção e implicações.
Tipologia das modalidades de intermedialidade enquanto horizonte de análise dos objectos artísticos.
Observação de um conjunto de exemplos ecléticos (várias artes, várias épocas, várias modalidades de intermedialidade).
TPC: Após escolha de um dos produtos artísticos elencados, investigação acerca do mesmo (p. ex. contexto, condições de realização, análise do tipo de intermedialidade) para apresentação na aula seguinte num tempo máximo de 5 minutos.