Sumários

Tipologia de Calvin S. Brown, ensaios de Wackenroder e fragmentos de Novalis

17 Março 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Tipologia de Calvin S. Brown,in Music and Literature. A Comparison of the Arts (1948)

Wackenroder (textos 2 e 3): "Sobre os diferentes géneros em cada arte e em especial sobre diferentes foras da música sacra"  e "A essência singular da arte musical e a psicologia da música instrumental contemporânea". Apresentações e discussão dos textos. 
Fragmentos de Novalis sobre temática musical. Todos os textos extraídos de Música e Literatura no Romantismo Alemão, org., intr. e notas de Rita Iriarte, Lisboa, Apáginastantas, 1987. 
TPC: Leitura de Kleist: A Santa Cecília ou O Poder da Música e elaboração de ensaio. Enunciado entregue na aula e na pasta partilhada. 


Primeiros românticos sobre música

10 Março 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Revisão com ficha de trabalho - tabela teorias

Tipologia de Steven Paul Scher e exemplos

Ensaio de Wackenroder  in Fantasias sobre Arte: "As Maravilhas de Arte Musical" - com contextualização histórica e biográfica prévia

TPC: Novalis (fragmentos) e  Wackenroder: "Maravilhoso conto oriental de um santo nu"


Arte e mimesis; Walter Pater inserido na tradição da comparação entre artes

3 Março 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Arte, mimesis e criação - arte como objecto de juízo estético (as posições de Platão, Aristóteles, Kant)

A tradição da comparação entre as artes (paragone): D'Alembert  versus Walter Pater. 
Discussão do ensaio "The school of Giorgione" de Walter Pater


Alguns casos de intermedialidade. Arte e mimesis.

25 Fevereiro 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Questões de logística: Criação de dropbox. Hora de atendimento: 2ªfeira -15h no Dep. Est. Germanísticos, com marcação prévia (cfischer@fl.ul.pt).

Alteração dos elementos de avaliação: Substituição do teste presencial por um pequeno ensaio escrito a ser entregue ao longo do semestre. 
Intermedialidade versus intramedialidade versus intertextualidade. 
Alguns casos de intermedialidade: Apresentações orais e discussão. 
Intermedialidade segundo Dick Higgins.
Arte e mimesis. Arte versus artesanato; artista versus artesão. Que critérios para a definição de arte: questão prévia à discussão em torno da comparação das artes. 
Preparar: Leitura de Walter Pater: "The School of Giorgione" (particularmente os primeiros 12 parágrafos)  in The Renaissance, disponível em http://www.victorianweb.org/authors/pater/renaissance/7.html



Conteúdo e organização do seminário. Normas de avaliação. Interarte - Intermedialidade. Exemplos

18 Fevereiro 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Conteúdo e organização do seminário.

Normas de avaliação: Apresentações orais de textos preparados em casa com respectiva reflexão - 30%; Ensaio final - 40%; Ensaio escrito (comentário de texto) - 30% 
Interarte - Intermedialidade. Considerações sobre os conceitos, distinção e implicações.
Tipologia das modalidades de intermedialidade enquanto horizonte de análise dos objectos artísticos. 
Observação de um conjunto de exemplos ecléticos (várias artes, várias épocas, várias modalidades de intermedialidade). 
TPC: Após escolha de um dos produtos artísticos elencados, investigação acerca do mesmo (p. ex. contexto, condições de realização, análise do tipo de intermedialidade) para apresentação na aula seguinte num tempo máximo de 5 minutos.