Sumários

Estética musical e filosofia da música no romantismo alemão

28 Abril 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Sessão orientada pela Prof. Manuela Toscano (musicóloga do CESEM).

As influências da filosofia sobre as práticas de composição no século XIX. Hegel vs Schopenhauer. Exemplos musicais em Robert Schumann. 
TPC: (Re)leitura dos excertos de Dahlhaus e Hoffmann. Leitura de Don Juan de Hoffmann (tudo na Dropbox). 


Crítica musical enquanto escrita criativa

21 Abril 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

O exemplo de Robert Schumann, compositor e crítico musical. Apresentação a cargo do convidado Ricardo Sequeira. 

TPC: Escrita de 2º paper. Leitura de excertos de E.T.A. Hoffmann (Crítica à 5ª sinfonia de Beethoven) e de Carl Dahlhaus (The Idea of Absolute Music), na Dropbox a partir de dia 22 à tarde.


Poesia em música no Romantismo Alemão

14 Abril 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Recapitulação dos tópicos tratados em E.T.A Hoffmann: "O Cavaleiro Gluck" e "O Barão de B." Análise da figura do músico, do génio nos dois contos. (Auto)crítica ao romantismo. 

Goethe e o seu modo de encarar a relação entre poesia e música (na canção).
Canção popular versus Lied
Poesia em música no Romantismo Alemão: 2 exemplos de Goethe/ Schubert (Gretchen am Spinnrad e Der Erlkönig) e exemplo de Mörike/Hugo Wolf (Elfenlied)
TPC: Preparação de 2º paper (enunciado na Dropbox)


Música e demónio

7 Abril 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Revisão de Heinrich von Kleist: A Santa Cecília ou O Poder da Música" (1811). 

E.T.A Hoffmann: "O Cavaleiro Gluck" (1809) (contextualização e apresentação do conto) e "O Barão de B."(1819).  


Música como redenção: ficções de Wackenroder e Kleist

31 Março 2016, 16:00 Claudia Jeanette Fischer

Wackenroder: "Conto maravilhoso de um santo nu" (1799)  e Heinrich von Kleist: A Santa Cecília ou O Poder da Música" (1811). Contextualização, apresentações e discussão. Traduções inéditas (sem edição).

TPC: Leitura de E.T.A Hoffmann: "O Cavaleiro Gluck" e "O Barão de B."